O que é e como funciona o Real Digital
Conheça o real digital, a moeda virtual oficial do Brasil, que tem o poder de modernizar o sistema bancário e a forma como utilizamos o dinheiro.
O Banco Central do Brasil lançou o programa-piloto para o Real Digital, o Drex, marcando o início de uma revolução nas transações financeiras do país.
O Drex terá a mesma estabilidade do real tradicional, será emitido e custodiado pelo Banco Central e permitirá transações financeiras, transferências e pagamentos. A moeda representa uma nova fase da Internet baseada em tecnologia blockchain, a chamada Web 3.0.
A expectativa é que o Drex incentive a inovação, iniba crimes financeiros, agilize transações nacionais e internacionais e reduza a emissão de papel-moeda. Além disso, ele pode ser usado em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de conversão, garantindo a mesma cotação em relação a outras moedas.
O Real Digital também será uma infraestrutura que integrará dinheiro e ativos financeiros, como ações, debêntures e até certificados de propriedade de imóveis e automóveis. O projeto será uma extensão das funcionalidades do Pix, permitindo a realização de ações como troca de titularidade de veículos, investimentos 24/7, uso de ações como garantia para empréstimos e muito mais.
Embora use tecnologia de criptomoedas, o Drex não será considerado um criptoativo, pois sua regulamentação e controle ficarão a cargo do Banco Central. A previsão é que o Real Digital seja disponibilizado aos brasileiros em meados de 2024, após a conclusão das etapas de teste.
Fonte: InfoMoney