O que é ecoinovação e quais são as suas vantagens?
A ecoinovação é uma parte importante da transição para uma economia mais sustentável. Ao integrar considerações ambientais ao processo de inovação, é possível desenvolver produtos e serviços ecologicamente corretos e colaborar com a preservação do planeta.
Porém, quais são os benefícios que isso proporciona para a sociedade? Confira neste artigo.
O que é ecoinovação?
A ecoinovação é a implementação de produtos e serviços aprimorados resultantes na redução dos impactos ambientais ou no aumento da eficiência dos recursos.
Sendo assim, inclui desde o desenvolvimento de novas fontes de energia renováveis até encontrar maneiras de tornar os produtos existentes mais ecológicos.
Além disso, a ecoinovação também pode ser definida como a criação de valor para os negócios e a sociedade, abordando questões ambientais urgentes e contribuindo para um lugar mais sustentável.
Quais são as vantagens da ecoinovação?
Produtos inovadores
Por certo, a ecoinovação leva ao crescimento de produtos mais ecológicos. Os plásticos biodegradáveis, por exemplo, são uma nova categoria de produtos ecológicos para colaborar na redução da poluição.
Mais eficiência e produtividade
Muitas inovações ecológicas melhoram a eficiência dos processos de produção, resultando em maior produtividade. Desse modo, as empresas tornam-se mais competitivas no mercado.
Custos reduzidos
As inovações ecológicas resultam na redução do consumo de recursos, economizando dinheiro para as empresas a longo prazo. A propósito, alguns governos também oferecem incentivos financeiros para empresas que adotam práticas sustentáveis.
Melhorar a imagem e reputação da marca
Embora seja um assunto relativamente novo, alguns consumidores já estão mais conscientes dos impactos ambientais dos produtos consumidos. Então, ao escolher opções ecológicas, as empresas melhoram sua imagem pública e atraem mais clientes.
Ingressar em novos mercados
Atualmente, muitos países estão exigindo regulamentações ambientais mais rígidas, representando uma oportunidade de mercado para empresas com portfólio de produtos ou serviços ecológicos.
Sem dúvida, ao inovar nessa área, as organizações obtêm vantagens competitivas e ingressam em mercados diferentes.
Preservar o meio ambiente
Ao desenvolver novas tecnologias e processos com menor impacto ambiental, ajudamos a reduzir a poluição e começar lentamente a reverter alguns dos danos já causados.
Proteger os recursos naturais
A ecoinovação ajuda a proteger os recursos naturais por meio da elaboração de produtos e serviços inovadores.
Por exemplo, a produção de painéis solares requer muito menos água do que as formas tradicionais de geração de eletricidade, como o carvão.
Eficiência energética
A ecoinovação também se esforça para melhorar a eficiência energética, a fim de economizar recursos naturais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isto é, os painéis solares e turbinas eólicas estão se tornando mais populares como fontes de energia renováveis.
Redução de resíduos
Um dos objetivos da ecoinovação é reduzir o desperdício durante todo o ciclo de vida de um produto. Portanto, algumas mudanças no design, como o uso de materiais reciclados, já faz uma diferença significativa.
Matéria-prima
A ecoinovação auxilia as empresas a encontrar substitutos para matérias-primas escassas ou muito caras.
Por exemplo, encontrar opções mais renováveis ou desenvolver novas tecnologias para permitir o uso de resíduos como recursos.
Criação de empregos verdes
Certamente, a ecoinovação colabora com a geração de empregos em uma variedade de indústrias, desde energia renovável até construção verde.
Conforme as organizações vão mudando para tecnologias e processos mais limpos, há a necessidade de trabalhadores com as habilidades para operar e manter esses novos sistemas.
Melhorar a saúde
De fato, a poluição causa doenças em todo o mundo, então, ao mudar para tecnologias mais limpas, é possível contribuir com a saúde pública em grande escala.
Por exemplo, a construção de edifícios com maior eficiência energética pode melhorar a qualidade do ar e reduzir a exposição a toxinas nocivas.
Impacto social positivo
Inegavelmente, há muitas pessoas na sociedade a lutar contra a pobreza e a desigualdade. Por isso, a ecoinovação é uma possibilidade para inovar com produtos ou serviços para reduzir esses problemas sociais.
Nesse sentido, uma empresa poderia desenvolver um novo tipo de moradia com baixo consumo de energia e acessível para famílias de baixa renda. Dessa forma, a empresa estaria atendendo a uma necessidade social e, simultâneo, aumentando suas vendas e lucros.
Como implementar a ecoinovação em uma empresa?
Certamente, implantar a ecoinovação em uma empresa melhora o seu desempenho ambiental. No entanto, isso requer uma forte liderança e a capacidade de envolver todos os colaboradores no processo.
Confira 5 passos para ajudar nessa mudança:
Defina seus objetivos — o que você deseja alcançar?
Faça um estudo de viabilidade — quais opções estão disponíveis para você?
Escolha uma opção — o que faz mais sentido para sua empresa?
Desenvolva um plano — como você implementará a opção escolhida?
Avalie seus resultados — o resultado desejado foi alcançado?
Se acaso você precisar de mais instruções, confira a cartilha do SEBRAE sobre ecoinovação nos pequenos negócios.
Como as tecnologias verdes podem contribuir com a ecoinovação?
As tecnologias verdes referem-se ao desenvolvimento e uso de produtos e processos menos prejudiciais ao meio ambiente em relação aos métodos tradicionais. Isto é, uma fabricação com impacto ambiental reduzido e o descarte de resíduos para minimizar seu efeito nos ecossistemas.
Dessa maneira, a criação de tecnologias verdes, como a produção de energia por meio de fontes renováveis, é considerada ecoinovações e contribuem para uma economia mais sustentável.
Outro exemplo de tecnologia verde e ecoinovação é a computação em nuvem, onde é possível armazenar vastas quantidades de dados sem a necessidade de servidores físicos, reduzindo a emissão de carbono e o consumo de energia.
Você gostou desse assunto? Que tal conferir outras formas de sustentabilidade, como, por exemplo, o cinema solar?
Este artigo foi escrito por Adriana Wiechorek e publicado originalmente em Prensa.li.