O que é NFT? Entenda a não tão simples tecnologia blockchain.
O que é NFT? Acredito que já tenha ouvido, ou até mesmo feito essa pergunta diversas vezes por aí. Aparentemente essa tecnologia estourou a bolha cripto e se tornou estranhamente popular internet afora, como isso ocorreu? Não sabemos, mas já que aconteceu, por que não aprender de vez sobre?
NFT é a sigla para tokens não fundíveis (Non-fungible tokens em inglês). Entretanto, essa nomenclatura causa perguntas do tipo: “o que são tokens?” e “por que não fundivés?”, esse tipo de questionamento é comum quando se discute esse assunto. Para entender de fato o que é NFT, primeiro precisamos conhecer a tecnologia que o torna possível, Blockchain.
Blockchain.
Tokens.
O que é NFT?
NFTs e o roubo de artes.
A febre dos macacos.
Mas qual o motivo desse fenomêno?
NFT possui alguma utilidade?
NFT e o Metaverso.
Conclusão.
Blockchain.
A definição mais comum para resumir o blockchain é: “uma cadeia de blocos onde cada bloco utiliza uma criptografia única para se ligar ao bloco seguinte.”, essa definição não está errada, além de ser simples para entender. Entretanto, essa tecnologia vai muito além disso.
O blockchain é um grande livro-razão onde cada operação efetuada é registrada e criptografada. Todo e qualquer usuário pode interagir diretamente com a rede, podendo inserir dados e validar qualquer operação sem que seja necessário o intermédio de uma instituição ou de terceiros, dessa forma, cada transferência, venda ou empréstimo efetuado é devidamente registrado.
A blockchain é comumente representada como uma cadeia de dispositivos interligados. (Foto: Tumisu/Pixabay)
O blockchain é o principal meio de efetuar transações com criptomoedas. Graças a sua tecnologia, o bitcoin e outras moedas digitais podem receber o título de ativos descentralizados, afinal, a “regulação” desse ecossistema é feita diretamente pelos usuários. A falta de uma entidade reguladora criou o que hoje conhecemos como finanças descentralizadas — ou DeFI.
Tokens.
Você pode já conhecer esse termo graças aos aplicativos banking, que geram códigos apelidados de “token” para garantir mais uma camada de segurança para a plataforma. Entretanto, estes tokens são diferentes dos que estamos procurando.
Em blockchains, tokens é como os cripto ativos são chamados no ecossistema. Uma vez registrados, os tokens se tornam inalteráveis e ficam expostos ao público, garantindo assim, sua validez.
Agora que você tem uma noção do que é blockchain, aprenda de vez o que é NFT.
O que é NFT?
NFT, como já comentado anteriormente, são tokens não fungíveis, ou seja, são códigos que não podem ser alterados ou substituídos. Um ítem NFT possui um “certificado” que garante que aquela NFT é única. Esse certificado nada mais é que um código gerado e autenticado no momento em que o item é registrado.
É comum encontrar artes criadas em massa para a venda como NFT. (Foto: @Rawpixel.com)
Eles podem ser praticamente qualquer coisa, desde uma simples caneta a um automóvel. O sistema blockchain dá enorme liberdade para que cada um simplesmente registre o que quiser como NFT, entretanto é importante lembrar que os ativos são puramente virtuais, então não pense em comprar um NFT de liquidificador e esperar que o mesmo chegue em sua casa.
NFTs e o roubo de arte.
A existência de uma forma de proteger os direitos autorais de artistas digitais foi o argumento inicial defendido até hoje para a criação desse sistema. O blockchain permite que artistas registrem suas artes virtuais como NFT, gerando assim um certificado que comprova autenticidade daquela arte, dando assim, os devidos direitos autorais ao artista.
Desenho nomeado de "Buraco no teto" (Foto: Créditos à artista Britsa.)
O roubo de artes digitais infelizmente sempre foi algo comum na internet e isso não foi diferente com a chegada das NFTs. Acontece que nada impede alguém de registrar determinado ítem antes do artista original, não é exigido à quem está criando a NFT uma comprovação de que aquele ítem é realmente seu, o que ocasiona diversos casos de pequenos artistas tendo suas artes registradas na blockchain sem que os mesmos saibam.
A febre dos macacos.
Com certeza você já deve conhecer os infames macacos NFTs, essas simples e caricatas imagens representam muito bem o que a maioria das pessoas pensam do sistema de NFTs, algo simples, sem sentido e caro, muito caro.
NFT do atacante Neymar Jr. (Foto: Twitter oficial do jogador Neymar Junior.)
Esses famosos avatares fazem parte da coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) lançados em abril de 2021. A coleção, também conhecida como "macacos entediados", ganhou uma fama estrondosa após vários artistas adquirirem as peças. Apesar de simples, essas imagens são muito requisitadas por pessoas que possuem muita influência — e consequentemente muito dinheiro.
Mas qual o motivo desse fenômeno?
Exclusividade, essa é a palavra-chave. Quando alguém adquire uma NFT dessa coleção, a obra automaticamente se torna um símbolo de status para aquela pessoa. O fato desses avatares serem extremamente caros, os tornam seletos à uma pequena elite — e acredite, qualquer influenciador que se preze não quer ficar fora dessa elite.
É comum que ítens dessa coleção sejam utilizados como uma espécie de ingresso para festas de uma alta cúpula de artistas e influentes, uma vez nesse ambiente, além da interação entre famosos também ocorre uma grande "troca de contatos".
NFT possui alguma utilidade?
Apesar dessa tecnologia ainda parecer inútil para grande parte das pessoas, é possível destacar algumas utilidades dessa tecnologia, são elas:
• Preservação de direitos autorais de obras virtuais;
• Criar obras colecionáveis como álbuns de figurinhas;
• Jogos que utilizam NFT como mecânica principal ou secundária;
• Itens utilizáveis no Metaverso.
O que é o Metaverso? Entenda como será o futuro da internet.
Por a tecnologia NFT ainda ser relativamente nova, todas essas funcionalidades ainda necessitam de um longo processo de evolução, o exemplo mais claro dessa necessidade é na área das artes digitais, como já visto em tópicos anteriores, por mais que esse seja um dos principais papéis da tecnologia, os artistas continuam a ter suas artes roubadas.
NFT e o Metaverso.
O Metaverso promete utilizar ao máximo toda a tecnologia NFT. Por ser um ambiente totalmente virtual, o universo digital de Mark Zuckerberg permitirá que as NFTs deixem de ser algo puramente visual e se tornem algo útil.
O metaverso promete ser uma grande expansão do mundo real para o virtual. (Foto: Mohamed Hassan/Pixabay)
Por exemplo, em um ambiente virtual você poderá customizar seu avatar utilizando seus ítens NFT; poderá comprar ingressos, objetos ou até ferramentas para auxiliar em trabalhos e atividades feitos no metaverso; será possível comprar até mesmo terrenos virtuais dentro do ambiente on-line.
Algumas marcas já começaram seus investimentos nesse que pode ser o futuro da internet. Marcas como Nike, Renner e Fortnite são apenas algumas das que estão desbravando esse novo ambiente.
Conclusão
Como pode ver, NFT vai muito além das imagens de primatas, é uma tecnologia promissora mas que necessita passar por uma grande evolução. A Web 3.0 está por vir junto ao Metaverso e quando esse momento chegar, estar por dentro das tecnologias mais utilizadas será algo obrigatório.
O que achou deste conteúdo? Encontre mais artigos como este clicando aqui!
Este artigo foi escrito por Gabriel Pereira e publicado originalmente em Prensa.li.