O que é nutrição de leads?
Você já ouviu falar em nutrição de leads? Antes de mais nada, é importante entender a sua definição, assim como seu propósito. Quando falamos em nutrição de leads, nos referimos ao ato de enviar mensagens sequenciais automatizadas (geralmente são e-mails), com conteúdos de interesse do usuário e muito usado por empresas na intenção de captar clientes e realizar mais vendas.
Esse serviço visa facilitar o funil de vendas, que consiste nas etapas em que o cliente em potencial passa desde o contato com a empresa, até o fechamento da compra.
Como funciona?
Os e-mails são escritos e salvos no sistema de automação de marketing (RD Station, por exemplo) e depois são enviados periodicamente aos clientes, de acordo com o perfil de cada um. Esse processo por ser automático, acaba por economizar mão de obra direta de equipes de marketing, tornando esse serviço ainda mais em conta.
Quais seus benefícios?
Segundo pesquisas da Forrester Research (empresa norte-americana de pesquisa de mercado, onde presta assessoria sobre o impacto existente e potencial da tecnologia para seus clientes e o público), criar uma estratégia de nutrição de leads pode aumentar em 50% o fluxo de vendas a partir desses contatos por e-mail, com um custo de 33% menor do que captar clientes por outros meios. Além de aumentar as vendas e conquistar novos clientes, acaba derrubando o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Etapas da Nutrição de Leads
Para criar um fluxo de nutrição de leads que dê bons resultados, é necessário seguir alguns passos importantes:
• Identificar a Persona (Tipo de cliente Ideal) e em qual etapa do funil de vendas ela está; • Tipo de conteúdo a ser criado, de acordo com o perfil;
• Criar um cronograma de fluxo de e-mails;
• Fazer os envios dos e-mails;
• Monitorar os resultados e fazer ajustes, se necessário.
Além disso, é fundamental pesquisar o perfil dos potenciais clientes, assim como seus interesses e poder de compra.
Por que criar um fluxo de Nutrição de Leads para minha empresa?
Muitas empresas que utilizam esse processo, conseguem aumentar sua credibilidade, além de conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e ganhar uma autoridade maior com as pessoas que ainda estão somente interessadas no produto. Considerando também o aumento do faturamento da empresa.
Atenção: e-mails enviados utilizando o fluxo de nutrição de leads muitas vezes são confundidos com Spam (cerca de 67% é spam, de acordo com as estatísticas em tempo real pelo site Internet Live Stats), que são os e-mails enviados sem autorização com conteúdos irrelevantes para a pessoa, ou seja, que não tenha nada a ver com o que ela está procurando.
Este artigo foi escrito por Karolina Padilha e publicado originalmente em Prensa.li.