O que é RH? O que ele faz? E como entrar na área?
Muitas pessoas já ouviram esta sigla durante a vida, mas algumas desconhecem o seu significado, ou o que eles fazem no trabalho e qual faculdade fazer para trabalhar na área. Resumidamente, o RH é um conjunto de colaboradores responsáveis pela contratação e gestão de pessoas numa empresa, chamado de Recursos Humanos. Também pode ser denominado Capital Humano, Departamento Pessoal, Desenvolvimento Organizacional, Administrativo, Setor de Gente entre outros.
O que é o RH?
O RH é o elo entre a empresa e o funcionário. É ali que se resolvem os pequenos, médios e grandes problemas. Da admissão até a demissão. Resumidamente, a base do setor responsável é composta por funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios aos trabalhadores.
Algumas empresas de grande porte possuem uma pessoa para cada processo do RH, mas, dependendo do tamanho da empresa, todas as funções podem ser executadas por uma só pessoa.
Confira abaixo algumas atribuições do RH:
Recrutamento e seleção
Recrutar pessoas não é uma função simples, pois uma má escolha pode ser prejudicial para a empresa. O recrutador é responsável pela divulgação de vagas disponíveis, assim como atrair talentos e selecionar os profissionais para ocupar os cargos em aberto - tudo pensando na empresa e no que aquele novo membro agregará de positivo.
Então o recrutador deve escolher os talentos certos, planejar processos de seleção eficientes e garantir que os contratados sejam os mais alinhados aos seus propósitos e sua cultura.
Treinamento e desenvolvimento
O treinamento é uma atividade essencial e pode ser introduzido de duas formas. A primeira é na contratação, como uma apresentação da empresa, valores, condutas e cultura. Serve para apresentar ao funcionário o local de trabalho e como se comportar nele.
Já a segunda, para promover a educação profissional dos funcionários, verificando a necessidade de aperfeiçoamento visando o ensino de tarefas específicas a serem realizadas.
Cargos, salários e benefícios
O RH administra a folha de pagamento, cuidando da remuneração e do pacote de benefícios oferecidos aos funcionários de acordo com os cargos em que atuam, mas não é só isso. Cada função tem as atividades e tarefas a serem executadas e essa descrição deve ser precisa na hora em que o recrutador for divulgar uma vaga, por exemplo.
Avaliação de desempenho
Acompanha e avalia a performance e evolução dos funcionários em suas funções, sempre buscando a excelência para a empresa e podendo chamar a atenção dos funcionários, caso a evolução não seja satisfatória.
Saúde e segurança
Prezar pelo bem-estar dos funcionários, administrando e cobrando o uso de EPIs e outros equipamentos, caso a função exija, para que possam executar seu trabalho em excelentes condições.
Relações sindicais
O RH trata diretamente com o sindicatos sobre as negociações e direitos trabalhistas. Os principais assuntos são carga horária, horas extras, feriados, entre outros. O trabalho do sindicato é auxiliar o trabalhador em seu direitos e o RH discute e chega a um acordo sobre as exigências dos colaboradores.
Plano de carreira
A maioria das empresas inspira os colaboradores ao crescimento interno. O RH acompanha e avalia os funcionários de perto para conferir o crescimento deles dentro da empresa, a fim de proporcionar promoções e até mesmo mudança de cargos.
Clima organizacional
Por fim, fortalecer a cultura da empresa e dedicar-se a manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Buscar colaboradores engajados e que entendam a cultura da empresa reduz os custos de contratação, pois o funcionário terá chances de evoluir dentro da empresa.
Como vimos acima, o trabalho é árduo e cheio de responsabilidades, mas é uma boa escolha para pessoas com o perfil certo. Para trabalhar na gestão de pessoas o profissional tem que ter certos atributos, como:
Excelente comunicação
Bom relacionamento interpessoal
Inteligência emocional
Liderança
Visão holística
Capacidade analítica
Foco
Organização
Ética
Responsabilidade
Qual faculdade devo fazer para trabalhar com Recursos Humanos?
Para trabalhar como RH, a faculdade mais indicada é a de Gestão de Recursos Humanos. Mas, outros cursos como Graduação em Administração, Psicologia e Serviço Social também são opções recomendadas.
O ideal para se tornar um profissional completo é fazer uma ou mais especialização. As mais importantes são: Gestão Estratégica de Pessoas, Coaching Organizacional, Direito Trabalhista e Psicologia Organizacional.
Os requisitos mais exigidos em profissionais da área são:
Graduação em Recursos Humanos ou administração;
Especialização em RH;
Treinamentos na área de recrutamento e seleção;
Conhecimentos no manuseio de ferramentas tecnológicas como sistemas de gestão de Recursos Humanos ou softwares inteligentes como o People Analytics;
Conhecimento no manuseio de job boards;
Conhecimento em Big Data;
Proficiência em língua estrangeira.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho nesta área é bastante extenso. O profissional pode atuar em empresas de pequenos e grandes portes, além da possibilidade de trabalhar no setor público ou privado. Uma das áreas mais promissoras é a de recrutamento e seleção, pois as empresas buscam por este serviço.
Um diferencial importante é o recrutador ser especializado em TI, pois este é um ramo que está crescendo e é imprescindível selecionar os melhores profissionais para a área.
Outro diferencial para se sobressair é saber usar as novas ferramentas digitais e mídias sociais, tais como LinkedIn, Instagram, Facebook, WhatsApp e diversas outras.
Uma das tendências para a área é o Big Data. O programa é um aliado para qualquer RH. Ele analisa um grande volume de dados dos funcionários e ex-colaboradores que ajuda a traçar os perfis ideais para a contratação de novos profissionais. Além disso, é muito útil para a definição de remuneração e benefícios, dentre outras vantagens.
Para concluir, Recursos Humanos agrega os colaboradores e a empresa, fazendo com que haja uma integração e satisfação de ambas partes. Esta integração visa a produtividade dos funcionários, a manutenção e a organização do ambiente de trabalho.
Este artigo foi escrito por Maria Amélia Jaques Dias e publicado originalmente em Prensa.li.