O que fazer quando WhatsApp é clonado?
O próprio aplicativo tem mecanismos para proteger contra roubos da conta e até recuperar o perfil. Saiba como!
Golpe do novo número e até clonagem da conta do WhatsApp. Os golpistas aplicam diferentes formas para conseguir os seus contatos no aplicativo, em busca de depósitos e transferências bancárias. Por isso, é importante ter atenção redobrada! Se for vítima de situações do tipo, saiba que é preciso agir rápido. Confira ainda as maneiras simples de proteção oferecidas pelo WhatsApp, mas que a maioria desconhece.
WhatsApp clonado ou conta roubada?
WhatsApp clonado ocorre quando o golpista tem acesso a informações pessoais da vítima, desde foto do perfil, que pode ter até sido roubada das redes sociais, até os contatos. Cria uma nova conta e começa a se passar por você. Informa parentes e amigos que mudou de número e encontra várias justificativas para pedir transferências e PIX em contas.
A conta do aplicativo também pode ser roubada, por meio de um código de verificação enviado à vítima. Então, o golpista tem acesso aos contatos e, da mesma forma, passa a conversar com a sua lista de parentes, amigos e conhecidos.
Confira o que fazer com WhatsApp clonado!/ Crédito: FreePik
WhatsApp clonado. O que fazer?
No caso de clonagem, de imediato você não terá mais acesso à conta no celular. Então, logo desconfie! A primeira atitude a tomar é avisar os seus contatos sobre a suspeita. O próximo passo é cadastrar a sua conta em um outro aparelho. Siga as dicas:
1. Insira o código de seis dígitos enviado por SMS para autenticação;
2. Se a verificação em duas etapas estiver ativa na conta, informe o PIN;
3. Se, mesmo assim, não for possível verificação, entre em contato com o WhatsApp, pelo site oficial, e informe o ocorrido.
4. Você também pode enviar email para support@whatsapp.com com a indicação Perdido/ Roubado. E peça para desativar a conta. Informe ainda DDD e telefone.
5. A conta será desativada e você pode reativá-la em até 30 dias
Dicas para evitar os golpes por WhatsApp!
Mesmo que não tenha passado por situações parecidas, é importante sempre manter cuidados com familiares e amigos e deixá-los sempre em alerta!
Por isso, desconfie de mensagens incomuns. O mesmo cuidado deve ser feito, caso receba mensagens de um número desconhecido, com a sua foto no perfil.
E se alguém pediu transferência de dinheiro, ligue para essa pessoa e confirme.
Saiba como ativar a proteção contra golpes no WhatsApp
Alguns simples mecanismos podem evitar os golpes no WhatsApp. Uma das dicas principais é restringir a sua foto do perfil aos contatos. Isso impede que o desconhecido acesse a imagem. O mesmo vale também para outra rede social. Para isso, tem duas formas simples pra seguir:
1. Clique no ícone de três pontinhos, acima, do lado direito do app.
2. Em Configurações, selecione Conta; Privacidade; Foto do Perfil; Meus Contatos
Outra dica é ativar a confirmação em duas etapas na conta, por meio do cadastro de um código PIN, que será pedido toda vez que usar o aplicativo em outro local.
1. Acesse menu (três pontinhos) do WhatsApp;
2. Selecione: Configurações, Conta, Confirmação em duas etapas e depois ATIVAR.
Lembre-se ainda de desconectar o WhatsAppWeb dos computadores utilizados!
WhatsApp Clonado. Como denunciar!
Em cada contato do seu WhatsApp, é possível denunciar práticas criminosas por meio das configurações. Basta acessar:
- Abra a conversa;
- Selecione Mais Opções/ Mais/ Denunciar;
- Bloqueie o usuário e toque em Denunciar.
O WhatsApp é, sem dúvida, um aplicativo que revolucionou os meios de comunicação. E não é à toa que é o recurso mais usado para facilitar o dia-a-dia. Mas o fato é que não garante 100% de proteção. Por isso, todo cuidado e atenção para evitar golpes e WhatsApp Clonado.
Este artigo foi escrito por Sandra Riva e publicado originalmente em Prensa.li.