đ O que muda no mundo quando a tecnologia muda?
Rio Innovation Week transformou o Pier MauĂĄ em polo de inovação com o tema âHumanização em tempos de InteligĂȘncia Artificialâ.
OlĂĄ! Preparamos um resumo para vocĂȘ com os principais destaques do Rio Innovation Week na Prensa Tech de hoje.
A edição de 2024 do Rio Innovation Week reuniu 150 mil visitantes e 350 expositores em um espaço de 75 mil mÂČ. Este ano, o evento apresentou 3 mil palestrantes, 2,5 mil startups e 28 palcos simultĂąneos. Com 19 patrocinadores e 29 parceiros, o RIW 2024 gerou 20 mil empregos e movimentou R$ 2,6 bilhĂ”es em negĂłcios.
âCom esta edição o Rio de Janeiro Ă©, hoje, definitivamente, a capital da inovação e da tecnologia no planeta. Temos um orgulho muito grande de receber pessoas do Brasil e do mundo inteiro â 22 paĂses trouxeram delegaçÔes. As expectativas para 2025 sĂŁo ainda maiores, com mais ideias, esperem que vem novidade muito interessante por aĂ!â, afirma JerĂŽnimo Vargas, idealizador e diretor-geral do Rio Innovation Week.
Inovação com inteligĂȘncia
Em âA Era da inteligĂȘncia colaborativa - Porque a criatividade nĂŁo pode ser artificialâ, FĂĄbio Seidl, diretor Global de Desenvolvimento Criativo da Meta, destacou que âconhecimento e imaginação sĂŁo a chave do sucesso para mergulhar na inteligĂȘncia artificial - sempre com consistĂȘnciaâ. Ele ressaltou que âinovar Ă© sobre pessoasâ e sugeriu que devemos âparar de pensar como mĂĄquinas e repetir fĂłrmulas sĂł porque elas funcionamâ.
O economista Ricardo Amorim e o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Robson Maciel Junior, estiveram juntos no painel "Impacto da IA no direito brasileiroâ. Para o economista, âda mesma forma que a mĂĄquina a vapor liberou o ser humano de fazer tarefas de esforço fĂsico que a mĂĄquina faz muito melhor, a InteligĂȘncia Artificial pode liberar a humanidade de tarefas repetitivas para que os seres humanos passem para tarefas mais criativas, complexasâ.
JĂĄ o procurador-geral enfatizou a questĂŁo da segurança: âO direito Ă© uma atividade dialĂłgica, a gente trabalha com erros e acertos ao longo de muito tempo. Talvez um caso hoje tido como errado ou inconstitucional passe a ser percebido como uma coisa boa, constitucional, anos depois. Quando a gente fala de IA e do desenvolvimento avassalador que isso traz, hĂĄ uma preocupação, sim, se a gente vai ser controlado por mĂĄquinas e se isso vai causar um engessamentoâ.
Em âComo o uso de inteligĂȘncia artificial e de robĂŽs tĂȘm ajudado a fiscalização da administração pĂșblicaâ, Cezar Miola, ouvidor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Atricon, afirmou: âA IA tem condiçÔes de automatizar algumas das etapas dos processos de auditoria e inspeção, analisando grandes volumes de dados com mais agilidade e identificando anomalias ou padrĂ”es que possam indicar fraudes ou irregularidades. Isso aumenta a eficiĂȘncia e a precisĂŁo das auditorias, permitindo que os tribunais de contas atuem de forma ainda mais estratĂ©gicaâ.
Na conferĂȘncia Conecta Varejo, Martha Gabriel, CEO da Future Now Strategies, deu uma aula sobre âInovação em açãoâ. Ela lembrou que âquando a tecnologia muda, o mundo muda e os problemas, tambĂ©mâ, ao mesmo tempo em que ressaltou que a inovação nĂŁo deve ser limitada Ă invenção. A partir da percepção de um problema, Ă© possĂvel inovar mudando processos ou usando de criatividade. Como exemplo, citou um supermercado holandĂȘs que criou, com sucesso, um terminal de caixa lento, especializado em atender pessoas â especialmente idosas â que gostam de conversar quando fazem compras, e nĂŁo tĂȘm a pressa de muitos consumidores.
Em âCrescimento rĂĄpido e sustentĂĄvel: como as empresas de crescimento mais rĂĄpido de hoje em dia conduzem ao sucessoâ, o palestrante Sean Ellis, guru do Vale do SilĂcio e criador do conceito de Growth Hacking, disse que âĂ© muito importante entender o valor do produto a partir de uma mĂ©trica norteadora e maximizar os processos de testes, alĂ©m da qualidade de entrega ao consumidor. Cliente feliz atrai mais clientes para a empresaâ.
âA startup enxutaâ foi o tema abordado por Eric Ries, criador do movimento lean startup, Erick Bretas, CEO da S.A. O Estado de S. Paulo, e Carlos Jr., fundador e CEO do grupo de inovação e investimento da Sai Do Papel e cofundador e head de Curadoria do Rio Innovation Week. Eric, autor de um best-seller sobre o tema, destacou que âao criar uma startup, vocĂȘ precisa fazer um experimento cientĂfico, que hipĂłtese vocĂȘ quer criar e testar? O que vocĂȘ estĂĄ querendo com aquilo? Precisa saber se os clientes vĂŁo aderir ou nĂŁo, entender como fazer o que propĂŽs de uma forma barata e rĂĄpidaâ.
Entretenimento, acessibilidade e sustentabilidade
Quem passeava pelos galpĂ”es do PĂer encontrava novidades como o espaço do e Museu do Esporte, em que foi possĂvel ter a experiĂȘncia de praticar arco e flecha e andar de skate em ambientes virtuais, com imersĂŁo em cenĂĄrios especialmente criados para as modalidades.
No galpão destinado ao Agro, a sustentabilidade também estå entre as prioridades. O Solix AG Robotics, equipamento autÎnomo e movido por energia solar, mostrou aos interessados como a tecnologia pode reduzir em até 95% a aplicação de herbicidas e reduzir a compactação do solo e a pegada de carbono, além de aumentar a produtividade.
O Parque Tecnológico da UFRJ apresentou bolsas, roupas e tecidos feitos à base de pelos de cachorro, além de uma bicicleta que captura CO2 ao ser pedalada.
No estande dos RepĂłrteres sem Fronteiras, o visitante teve a chance de conhecer tecnologias que permitem diagnĂłsticos a distĂąncia, por meio do uso de InteligĂȘncia Artificial.
As mĂŁes que tĂȘm filhos em fase de amamentação encontraram uma sala de apoio com estrutura adequada para coleta e armazenamento do leite durante o evento, montada pela Transpetro, maior companhia de logĂstica multimodal de petrĂłleo e derivados da AmĂ©rica Latina.
No espaço de O BoticĂĄrio, um equipamento, ainda em protĂłtipo, foi criado para permitir que mulheres com deficiĂȘncia visual utilizem maquiagem. Com o uso de InteligĂȘncia Artificial, alimentada por um banco de dados extenso de formatos de bocas, o equipamento dispĂ”e de cĂąmeras internas e de um robĂŽ que faz a maquiagem.
A Prensa Tech de hoje termina aqui. AtĂ© semana que vem! đ