O que Os Simpsons nos dizem sobre os estereótipos norte-americanos?
Qual é a relação entre os estereótipos dos norte-americanos e o seriado televisivo The Simpsons? Bom, podemos definir que a série representa o que conhecemos como um "típico cidadão norte-americano", com seus costumes, vestimentas e modos.
Antes de apresentar e analisar os estereótipos norte-americanos presentes no seriado as possíveis causas que fizeram com que eles surgissem, vamos definir o que são estereótipos.
O que são estereótipos?
Os estereótipos são impressões, preconceitos ou “rótulos” criados de forma generalizada e simplificados pelo senso comum.
Eles são produzidos por culturas e veiculados em diferentes mídias, como a televisão e a internet.
Segundo Barros (2010), os estereótipos são imagens preestabelecidas sobre uma classe social, tornando indivíduos e culturas qualidades genéricas, que podem ser de caráter apreciativas ou depreciativas.
Sendo assim, podemos concluir que os estereótipos são atribuições genéricas, que podem conter teor depreciativo, ou seja, preconceito.
Agora que já sabemos o que são estereótipos, qual a sua relação com Os Simpsons? Vamos continuar com a leitura!
Representação do estereótipo na televisão
O desenho é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média da América, simbolizado pela família combinada por Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson.
O desenho se passa na cidade fictícia de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade americana, a televisão e vários aspectos da condição humana.
Mas o que é uma satira? A Sátira é um estilo literário que critica instituições políticas, morais, hábitos e costumes. Portanto, essa forma de crítica combina (e muito!) com o que é abordado no seriado Os Simpsons, não é mesmo?
Homer J. Simpson
Homer Simpson: típico cidadão norte-americano. | Foto: Freepik.
Os traços de personalidade mais comuns de Homer são estupidez, preguiça, egoísmo, ele tem um baixo nível de inteligência e está sempre envolvido em um problema devido à sua irresponsabilidade ou atitudes infantis e imaturas.
Homer representa vários estereótipos dos americanos da classe trabalhadora: ele é rude, acima do peso, incompetente, preguiçoso, ignorante e adora comer donuts; no entanto, ele é muito dedicado à família.
Seus gestos são uma paródia do americano típico: ele é um bebedor compulsivo de cerveja, gosta de comer Donuts, assistir TV o dia todo e dormir muito.
Em uma pesquisa online da BBC, o personagem Homer Simpson está batendo personalidades como Abraham Lincoln e Martin Luther King como o "maior americano" de todos os tempos.
Homer tinha 23% no final da quinta-feira, em comparação com 14% do segundo colocado Abraham Lincoln e 13% de Martin Luter King. Portanto, o personagem Homer Simpson é considerado, pelos próprios norte americanos, como uma representação deles mesmos.
Este artigo foi escrito por Brenda Natália e publicado originalmente em Prensa.li.