O que são fake news?
Mas, afinal, você sabe o que é uma Fake News? Atualmente, e sobretudo depois das eleições de 2016 nos Estados Unidos, esse termo ficou bastante popularizado. Contudo, ainda existem pessoas que não conhecem o real significado dessa expressão.
Quer conhecer? Então continue lendo!
O que significa Fake News
Fake News é uma expressão que significa, ao pé da letra, notícia falsa. “Ora, mas sempre existiu notícias falsas”, você deve estar pensando. Porém, nota-se que, graças ao advento das redes sociais, onde praticamente qualquer indivíduo consegue acessar bem facilmente qualquer tipo de informação, a dinâmica mudou. Um mero boato falso, que em épocas passadas não saia do campo da irrelevância, hoje em dia pode viralizar na internet e causar graves problemas.
Notícias tendenciosas, que omitem e manipulam fatos relevantes, sendo noticiada por algum veículo de mídia que possui algum tipo de credibilidade pública, podem se enquadrar perfeitamente em Fake News — ou, dependendo do caso, em desinformação.
Além disso, em período eleitoral, as notícias falsas podem virar uma grande arma na mão de políticos mal-intencionados. Afinal, eles podem criar e divulgar, na internet, várias narrativas baseadas em Fake News, a fim de manipular o resultado eleitoral e, assim, obter alguma vantagem própria.
Como, afinal, são criadas as fake news
Existem várias maneiras de criar uma fake news. Desde o sujeito que faz uma simples postagem falsa, nas suas redes sociais, até sites que divulgam notícias desprovida de qualquer veracidade, a fim de ganhar mais visibilidade.
Além disso, existem também aqueles grupos políticos que, em períodos eleitorais, criam fake news e, logo em seguida, disseminam narrativas tendenciosas para atacar seus adversários.
Ou seja, as fake news são criadas para diferentes finalidades. Afinal, depende da intenção subjetiva daquele que produz a notícia falsa. O político, por exemplo, cria para fins eleitorais, assim como alguns blogs e sites sensacionalistas criam para fins de ranqueamento.
Consequências das fakes News
Compartilhar fake news é, sem sombra de dúvida, uma grande irresponsabilidade. Dependendo do caso, pode até se configurar como crime passível de punição legal. Afinal, as consequências reais que uma fake news pode causar vão desde a morte de inocentes, até a promoção gratuita de ódio e preconceito.
Um dos casos mais emblemáticos, e que teve o fim trágico, foi o linchamento cruel e covade que ocorreu em 2014, resultando na morte de uma mulher inocente. A causa foi um boato falso, que circulou de tal maneira na internet, que acabou culminando num linchamento público.
Segundo o boato, a vítima, Fabiane Maria de Jesus, sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra. Ela, no entanto, era apenas uma dona de casa, casada e mãe de duas crianças. Ou seja, uma mulher inocente teve a sua vida ceifada graças a um boato falso — isto é, uma fake news.
No terreno político, as consequências vão desde a ascensão de grupos extremistas, que crescem na base da desinformação e disseminação de fake news, até a manipulação total da opinião pública — produzindo, assim, uma massa de pessoas ignorantes e alienadas, que se orientam por meio de notícias tendenciosas e desprovidas de qualquer embasamento.
Como combater as fake news
Agora que você já sabe o que é fake news — tanto o conceito, quantas as suas consequências reais —, é interessante saber como combatê-las. Afinal, tudo que é ruim deve ser combatido.
No Brasil, é bastante difícil punir indivíduos que propagam, nas redes sociais, fake news, visto que a legislação não prevê crimes dessa natureza. Aliás, quem de fato deve ser responsabilizado? aquele que cria, por mera malícia, ou aquele que propaga? Mas, de todo modo, é necessário que os órgãos competentes fiscalizem, identifiquem os agentes e, em seguida, os punam.
Mas você, que é apenas um cidadão comum, pode não apenas denunciar para as autoridades públicas, como também buscar se conscientizar.
Além disso, e não menos importante, existem também algumas medidas práticas que você pode tomar.
Verifique os fatos
Ao ler alguma notícia, tente averiguar a veracidade dos fatos relatados por meio de fontes confiáveis. A priori, busque sempre adotar uma postura cética e nunca acredite cegamente em nada.
Não leia qualquer site
Evite ler sites ou veículos que produzem conteúdos sensacionalistas e tendenciosos. Leia apenas sites confiáveis, que já estão há anos no mercado — e, por isso mesmo, possuem alguma credibilidade pública.
Não leia apenas uma fonte de informação
Busque ler várias fontes de informações confiáveis antes de pensar em tomar alguma conclusão acerca de algum assunto. É sempre bom procurar se nutrir de várias fontes, pois assim você ficará menos suscetível a qualquer tipo de manipulação.
Seja sempre cauteloso
Antes de ler alguma narrativa política, em período eleitoral, seja prudente e nunca compartilhe nada sem antes averiguar a veracidade do conteúdo. Do contrário, você pode estar disseminando fake news. Afinal, grupos políticos costumam utilizar notícias falsas como um instrumento de guerra política. Portanto, não seja um idiota util, um mero fantoche de político, e não compartilhe cegamente uma narrativa duvidosa.
Conseguiu compreender o que é, de fato, uma fake news? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais, a fim de conscientizar mais pessoas. Afinal, conhecer esse termo — e tudo que está, de algum modo, relacionado a ele — é algo indispensável atualmente.
Este artigo foi escrito por Daniel Alves e publicado originalmente em Prensa.li.