O que The Batman e Blade Runner têm em comum?
O que é Cinema Noir?
O subgênero de filmes policiais chamados Noir teve seu começo e seu fim entre os anos de 1939 e 1950, tinham como característica estética serem filmes carregados de tons escuros, mais do que o normal, já que naquela época todos os filmes eram feitos em preto & branco (Noir significa preto em francês).
Sua origem era uma mistura de elementos que estavam acontecendo na Europa naqueles anos, como o Expressionismo Alemão, em que o indivíduo é o foco da história.
O Neorrealismo Italiano também inspirou o cinema Noir, eram filmes focados nas mazelas e lutas da classe trabalhadora italiana no pós-segunda guerra mundial, além de serem filmados com poucos recursos.
Outra inspiração para esse subgênero, foi o Realismo Poético Francês e essa ideia, é a que mais permanece nos filmes até atualmente.
Os filmes desse movimento foram caracterizados pela Wikipédia como “melodramas policiais com fundo trágico e pessimista”.
Os filmes Noir mostram personagens que estão no limite do bem e do mal.
Os protagonistas têm suas dúvidas morais e os antagonistas têm charme.
Outras particularidades são a narração em off, tramas complexas e flashbacks.
Na literatura, esse gênero também foi explorado bastante, existem histórias da literatura Noir que influenciam o cinema até hoje.
A Femme Fatale é um personagem muito importante no gênero Noir, sendo ela que muitas vezes movimenta a trama, já que o detetive ou o protagonista toma atitudes tendo com o objetivo agradar ou salvar a moça.
Claro que esses filmes foram feitos em uma época que a mentalidade da maioria era diferente, muitas vezes um filme feito seguindo exatamente todos esses preceitos, não seria entendido pela população.
A homenagem dos filmes Neo Noir
Neo Noir são produções cinematográficas que homenageiam os filmes Noir, utilizando seus pontos mais marcantes, trazendo para os tempos atuais suas narrativas.
Um belo exemplo dessa atualização cinematográfica é o filme Sin City - A Cidade do Pecado de 2005.
Ele traz todos os atributos do gênero Noir, mas com a linguagem de HQ, visto que realmente o filme foi inspirado em uma HQ do Frank Miller, que é um dos seus diretores.
O Batman é um personagem Noir desde sua estreia em 1939 e vem sendo assim durante os anos.
Nos filmes o que mais entrega o clima depressivo e sombrio é o de 2022.
Quando falei sobre a definição da Wikipédia “melodramas policiais com fundo trágico e pessimista” para o Realismo Poético Francês, você pode aplicar essa definição para o filme do Batman.
Nos trailers já estava claro qual seria o estilo, mas quando começa o filme, uma pessoa que já teve contato com filmes Noir vai exclamar com admiração: — esse filme é Noir!
A trilha sonora marcante principalmente quando começa a tocar a música “Something In The Way” do Nirvana, ajuda o telespectador a afundar nesse universo trágico e pessimista que o diretor Matt Reeves criou para o jovem cavaleiro das trevas.
Existem diretores que pegam a temática dos filmes Noir e nos transportam para um futuro sujo onde a humanidade criou androides e naves, mas ainda existem problemas sociais graves, metrópoles superpopulosas e poluídas.
Para esse lugar que o diretor Ridley Scott nos transporta no seu clássico filme Blade Runner- O Caçador de Androides de 1982.
A chuva constante a agonia de não saber que é androide ou humano e o ponto de vista narrativo do protagonista, deixa esse filme melancólico e com todas as características de um filme Noir atualizado.
O Site Dazed fez uma matéria provando que Blade Runner apesar de não ter sido um sucesso de bilheteria, evoluiu a história dos filmes Noir
Uma das frases marcantes da matéria é:
“Ele empurra o embrião do noir para dar à luz algo novo. Leva o noir para a ficção científica da mesma forma que Star Wars leva a aventura épica e samurai para a ficção científica.”
Quadrinhos e a inspiração Noir
A Marvel lançou em 2009 uma série de HQs que falam sobre seu universo Noir, retratando alguns heróis em versões que vivem na década de 1930.
Na história do Homem-Aranha o Tio Ben está vivo e vive com a Tia May. Ambos lutam para impedir as maldades contra os mais humildes.
Essa versão do Peter Parker foi retratada no filme Homem-Aranha no aranhaverso de 2018.
Os Xmen não tem poderes e são recrutados por Charles Xavier que é um psiquiatra com fama de bandido.
Além desses personagens existem outros que são retratados com revistas próprias nessa coleção.
• Demolidor;
• Wolverine;
• Luke Cage;
• Justiceiro;
• Homem de Ferro.
Para quem gosta de HQs é uma boa dica adquirir essa série.
Filmes Neo Noir Deixo aqui alguns filmes legais para entrar de cabeça nesse universo.
Seven - Os sete pecados capitais - Dirigido por: David Fincher-1995
Dois policiais, um jovem David Mills (Brad Pitt) e um maduro William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma missão: Encontrar um serial killer que segue a ordem dos sete pecados capitais para matar suas vítimas.
Los Angeles - Cidade Proibida - Dirigido por :Curtis Hanson- 1997
No início da década de 1950 em Los Angeles, três detetives com métodos de trabalho diferentes enfrentam teorias da conspiração e corrupção policial, chegando até ao topo, em conexão com um esquema de prostitutas extravagantes em que cada uma se torna uma estrela de cinema.
Entre Facas e Segredos - Dirigido por: Rian Johnson -2019
O aclamado escritor policial Harlan Slombe (Christopher Plummer) é encontrado morto em sua propriedade depois de comemorar seu 85º aniversário. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso, descobrindo que entre o misterioso funcionário e a família conflitante de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos.
O cinema em si é uma esponja que absorve estilos e ideias de todas as artes, o interessante é saber de onde vieram as ideias dos criadores.
Conhecendo o processo criativo deles admiramos cada vez mais os seus trabalhos.
Este artigo foi escrito por Cássio Racy e publicado originalmente em Prensa.li.