O Rio Segue
2022 começou novamente com Covid. E muita água.
2021 já é história. O que passou, passou. Não volta mais, tanto para o bem, quanto para o mal.
E o rio do viver segue o seu curso, com suas corredeiras traiçoeiras, enchentes, águas turvas e barrancos que podem desmoronar sobre nós.
Mas há também remansos e paisagens que descansam a alma. A água é bela, a água, além de tudo, é vida.
Então, o que tiver de vir, virá. O que tiver que acontecer, acontecerá, queiramos ou não, porque somos como uma peteca na mão do destino, que nos joga para lá e para cá. E o rio do viver não para, não seca. Ele é perene. E navega-lo requer sorte.
Neste ano haverá eleição presidencial. O que será de nós, esse pobre país rico, com tanto nas mãos de poucos e com tantos tendo tão pouco? Que os céus possam nos ajudar a escolher bem.
Sim, o rio da vida vai seguindo seu curso e a tecnologia por sua vez avança rapidamente. Muitos temem a inteligência artificial. Desenvolver a inteligência das máquinas seria a maior burrice dos homens? O futuro irá dizer, até porque este é um caminho que já não tem mais volta.
Religiões se multiplicam, cada uma delas prometendo paz de espírito, prosperidade e um lugar no céu. Você já garantiu o seu?
Pois é, o rio segue e o planeta fica cada vez menor, totalmente interligado, proporcionando novas experiências, troca de conhecimentos e informações. Parece que a internet já não faz parte do mundo, parece que ela é o mundo.
E a Covid? Há mais mistérios sobre essa doença e suas vacinas do que pode esclarecer a nossa vã filosofia.
E assim o rio da vida vai seguindo, com seus enigmas, com os seus perigos e também com toda a sua beleza... porque o rio sempre segue, pois esse é o destino dele.
Este artigo foi escrito por Sandro Mendes e publicado originalmente em Prensa.li.