O SAP e seu papel em uma empresa
Com o passar dos anos, o sistema SAP vem ganhando um grande destaque no mercado entre as corporações globais.
Um exemplo recente foi quando o Google se rendeu, substituindo o software da Oracle pelo sistema SAP.
Essa ascensão do sistema refletiu diretamente no mercado de trabalho, impactando os requisitos de vagas atuais, tornando quem tem conhecimento sobre o SAP, mesmo que básico, um profissional com um diferencial, que se destaca entre os outros.
O que é SAP?
Mas afinal, o que é SAP? A sigla se refere ao termo alemão "System Applications and Products in Data Processing", que em português significa Aplicativos, Sistemas e Produtos para Processamento de dados.
O SAP é um sistema do tipo ERP ("Enterprise Resource Planning"), ou seja, é um sistema de gestão integrado que visa gerenciar os processos de negócios empresariais.
Nesse contexto, podemos nos deparar com o termo SAP utilizado para se referenciar também a empresa SAP SE, a empresa criadora do SAP e de outras Aplicações tecnológicas.
Papel do SAP no contexto empresarial
Um exemplo muito simples para elevarmos nossa compreensão, seria uma empresa que fabrica bolos para vender.
A empresa precisa comprar matéria-prima (ingredientes para bolo) com os fornecedores, precisa pagar o fornecedor, coletar os ingredientes transformá-los em um produto acabado, que seria o bolo embalado pronto para ser vendido. Com o produto entregue, a organização recebe o valor daquele bolo do cliente.
Se a empresa faz uso do sistema, todos esses processos são registrados e gerenciados pelo SAP, para que os profissionais tenham controle de tudo que está sendo feito.
Dentro desse cenário, temos alguns processos que chamamos de módulos do SAP. No momento em que a empresa compra os ingredientes do bolo, paga o fornecedor, transforma os ingredientes em um bolo e vende para o cliente, podemos perceber 5 processos integrados:
Processo de compras;
Processo contas a pagar;
Processo de Produção;
Processo de Venda;
Processo contas a receber.
Contextualizando no universo SAP, o processo de compras dos ingredientes dos bolos é tratado no SAP como módulo de MM (Materials Management, ou Gerenciamento de Materiais).
Lembrando que este Módulo de MM não trata somente de materiais, pode tratar de serviços também, mas isso é tema para outro artigo.
E o processo de contas a pagar, chamamos de FI-AP (Financial Accounting: Accounts Payable, ou Contabilidade Financeira: Contas a Pagar).
O processo de produção do bolo, onde coleto os ingredientes e transformo em um produto acabado (bolo embalado), é tratado no SAP como PP (Production Planning ou Planejameto e Controle da Produção).
O processo de vender o bolo pronto para os clientes é chamado de de SD (Sales and Distribution ou Vendas e Distribuição), e para finalizar nesse exemplo de processo, temos o momento da venda, quando a empresa recebe o valor do bolo pelo cliente. É o processo contas a receber, qual denominamos no SAP FI-AR (Financial Accounting: Accounts Receivable, ou Contabilidade Financeira: Contas a receber).
Como podemos perceber, um processo se integra com o outro em algum momento, por isso, o sistema SAP é um sistema de gestão integrado, pois todos os processos se conectam em determinadas situações.
Em tempo, é importante salientar que existem vários outros processos empresariais além desses relatados que o SAP também gerencia, mas esse foi um breve resumo para a melhor compreensão do que é o sistema SAP e seu papel em uma empresa.
Este artigo foi escrito por Bruna Paes e publicado originalmente em Prensa.li.