O YOUTUBE, A INFORMAÇÃO E O ENTRETENIMENTO
O YouTube, nada mais é do que uma plataforma de compartilhamento de vídeos criada em fevereiro de 2005. A plataforma permite a conexão de pessoas através de telas pelo mundo todo, compartilhando ou assistindo a vídeos.
A plataforma foi criada por três ex-funcionários do PayPal, sendo eles: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que a venderam em novembro de 2006 por US $1,65 bilhão para a Google. Desde então, o YouTube funciona como uma das subsidiárias da Google.
Um fato curioso é que na época de sua compra muitos investidores acharam loucura o valor gasto pela Google na compra, mas, após uma década, o YouTube é considerado um dos melhores investimentos feitos, gerando por ano um lucro maior que 20 bilhões de dólares norte-americanos.
São assistidas por dia mais de 1 bilhão de horas de vídeo no YouTube, em sua maior parte, visualizados por um dispositivo móvel.
Cerca de 1,5 bilhões de pessoas em todo o mundo acessam a plataforma do YouTube diariamente, o que equivale a um terço dos usuários da internet. Entre esses, em sua maioria, homens, como mostra o gráfico abaixo:
O YouTube está disponível em mais de 90 países e suporta 80 idiomas, o que facilita o acesso e o aumento da procura pela plataforma. Isso contribui para que o YouTube seja o segundo site mais visitado da internet, ficando atrás apenas do Google.
79% dos usuários do YouTube preferem assistir um vídeo de tutorial para aprender algo, ao invés de ler longas instruções, o que também ocorre, com relação a notícias. Isso se dá, principalmente, pela facilidade de acesso da plataforma e a vasta gama de conteúdos encontrados apenas digitando uma única palavra.
Além da informação, o YouTube proporciona entretenimentos diversos, como videoclipes de música, vídeos sobre culinária, desenhos animados, entre outros. O que contribui para que a plataforma se torne diversificada e atenda a qualquer público, desde crianças a idosos.
Dessa forma, é correto afirmar que o YouTube vai muito além de uma simples plataforma de publicação de vídeos. O YouTube é um lugar onde as pessoas podem procurar por informações e entretenimento de graça, isso é claro, possuindo alguma rede Wi-Fi ou usando dados móveis do celular, já que o YouTube precisa de “internet” para carregar seus vídeos.
E, além de usufruir dos conteúdos dispersos pelo YouTube, o usuário pode criar seus próprios conteúdos e compartilhá-los com pessoas de vários lugares do mundo, seja ensinando algum tutorial, como maquiagens por exemplo, ou informado com notícias e curiosidades diversas.
Criando um bom conteúdo que atinja uma boa parte dos usuários da plataforma é possível ganhar dinheiro. Isso pois a empresa entende que seus criadores de conteúdo podem gerar mais lucro para si própria, trazendo mais acessos e visibilidade.
A plataforma do YouTube, por seu alto índice de visualidade, também apresenta vídeos criados por empresas para uma maior divulgação de seus produtos e trabalhos. A empresa LEGO, por exemplo, tem mais de 8,9 bilhões de visualizações no YouTube.
Assim como a empresa LEGO, que utiliza a plataforma também como meio de propaganda, outras empresas fazem o mesmo, seja com seus próprios canais ou através de anúncios durante algum vídeo, tendo ou não haver com o conteúdo do vídeo.
É possível ver também, alguns criadores de conteúdo que utilizam sua visibilidade para fazerem propaganda de algum produto ou marca que esteja disposta a patrociná-los, em troca da propaganda feita durante o vídeo.
Dessa maneira, além dos YouTubers (como são chamados os criadores de conteúdo do YouTube) informarem e entreterem, também levam seu público a consumir determinado produto, tendo ele relação com o seu conteúdo ou não.
Este artigo foi escrito por Ingrid Pedreira e publicado originalmente em Prensa.li.