A odontologia precisa de respeito
Diante da pandemia do novo corona vírus, medidas de segurança foram tomadas em todo o mundo na tentativa de diminuir o contágio. Seguindo este caminho, muitos gestores públicos categorizam alguns serviços como essenciais. Mas, afinal, quais serviços podem ser considerados essenciais?
Claro que trabalhos como o de profissionais em hospitais, seja médico, enfermeiro ou a pessoa responsável pela higienização deste local, são considerados essenciais. Porém, existem outros profissionais que não têm como realizar o chamado trabalho remoto e que são esquecidos e não considerados como essenciais ou indispensáveis. A categoria dos coletores de resíduos (os chamados ""garis"". Não gosto desta palavra pelo tom pejorativo), é um exemplo. Experimente ficar uma cidade sem um único dia de coleta. Veremos o caos que se instala. Seria menosprezar demais o trabalho desses profissionais que honrosamente coletam nossos resíduos.
Assim, seguindo essa lógica, a odontologia também é menosprezada. Muitos pensam que odontologia é sinônimo de estética. Claro, existem inúmeros tratamentos realizados para melhorar e eferecer um sorriso mais bonito ao paciente, porém, isso não é tudo. Odontologia é a profissão que cuida da saúde bucal e como tal, precisa de mais respeito tanto da população, como de outro profissionais.
No ano de 2020, quando a pandemia se instalou, algumas cidades proibiram o atendimento odontológico e as consequências foram danosas. Teve-se muitos casos de morte por sepse por conta de infecções bucais, o que não ocorria nesta proporção a décadas. A odontologia sofreu muitos impactos desde o início da proliferação do covid 19, principalmente no agravamento da saúde bucal da população, talvez a nível mundial. Muitos, com medo de se contaminar nos consultórios odontológicos, estão deixando de lado sua saúde bucal, o que ainda vai gerar inúmeros problemas. Sabe qual o profissional é o responsável pelo maior número de diagnósticos de câncer de boca pelo mundo? Sim, é o cirurgião dentista.
Como cirurgião dentista, peço à população e a outros profissionais das áreas de saúde, respeitem a odontologia.
Este artigo foi escrito por Jorginei Santos e publicado originalmente em Prensa.li.