Oferenda ao Demônio (2023)
2022 foi um ano produtivo para o terror nos cinemas. 2023 promete ser ainda melhor. Oferenda ao Demônio é um dos primeiros filmes de horror do ano, mas chega às telas com muitas dúvidas, sem conseguir cumprir suas expectativas.
O filme conta com um pano de fundo rico e uma história interessante, mas poderia ter explorado melhor os elementos da cultura judaica de forma mais natural, em vez de recorrer a jump scares baratos. O elenco de semi-desconhecidos parece desconfortável e sem espaço para experimentar os conflitos de seus personagens com mais liberdade. O grande mérito do filme está na direção de arte e fotografia, embora a figura sobrenatural em CGI acabe tirando parte da elegância desses elementos.
A história não consegue gerar empatia pelos personagens ou tornar os eventos imprevisíveis. A direção é irregular, se estendendo por momentos desnecessários e acelerando quando é necessário um ritmo mais contido. Durante boa parte do filme, as cenas entre os protagonistas criam tanta distância que eles são percebidos como meros acessórios para pontos específicos do roteiro.
O conflito entre pai e filho nunca é totalmente compreensível. A relação entre o protagonista e sua esposa parece forçada e artificial. Existe um quarto personagem, interpretado pelo ator com a melhor performance, mas parece perdido e desnecessário na dinâmica dos personagens.
Reconhecer os beats usados excessivamente desde clássicos como O Exorcista e A Profecia não contribui para o roteiro. A divisão entre o horror sobrenatural e a trama familiar nunca se conecta de forma satisfatória, deixando muitas questões sem resposta e o investimento emocional do espectador sem um retorno adequado.
O filme não consegue tomar decisão sobre qual direção seguir com o seu enredo: um terror psicológico familiar? Um filme de monstro sobrenatural com sustos programados? Um ousado experimento em terror que não consegue encontrar um norte em sua realização? Todas essas direções se misturam de forma tão descontrolada que nem mesmo o final atípico causa algum efeito. A insegurança na escrita e incerteza na direção são tão óbvias que enfraquecem ainda mais este esforço narrativo.
Oferenda ao Demônio estreia em 09 de fevereiro nos cinemas. Se você gosta de horror e quer assistir algo do gênero nos cinemas, é uma opção. Mas não é a melhor.
Este artigo foi escrito por Marcel Trindade e publicado originalmente em Prensa.li.