OKRs funcionam?
OKRs funcionam, mas depende muito do nível de maturidade da área em relação aos seus indicadores e cultura. Utilizar essa ferramenta sem estar no "Momento" correto pode gerar mais erros do que acertos.
Por vezes, vejo pessoas discutirem que os OKRs funcionam para: Unificar a estratégia, dar um senso de colaboração para o time, definir "metas" quantitativas, etc. De fato, o método pode te ajudar com esses itens, mas um ponto importante é saber que cada escolha é uma renúncia.
Existe um custo para se trabalhar com OKR, sendo assim, é importante colocar no papel todos os benefícios, custos e valores inegociáveis. Geralmente o que vejo é um excesso de adaptações para fazer o OKR "rolar", mas recorrentemente eu vejo a essência do OKR ser perdida, que não minha visão é: metas bottom up, democráticas e altamente desafiadoras.
Vale lembrar que se seu interesse é apenas os pontuados acima, provavelmente existe um método com um custo de organização e manutenção menor que também entrega essa necessidade.
Caso os benefícios, custos e valores foram discutidos e você ainda acha que vale a pena trabalhar com OKR, uma outra variável importante para se ter em mente é a maturidade da área em relação aos seus indicadores. Algumas perguntas que podem te ajudar a entender a sua maturidade são:
Quais são os indicadores core da área?
Existe uma árvore de métricas para entender a correlação entre os indicadores?
Qual a porcentagem de indicadores que estão automatizados em uma fonte de dados confiável?
Caso alguma resposta seja muito negativa, vale a pena novamente pensar se OKR é para seu time. Dar dois passos para trás e focar em amadurecer os indicadores da área pode ser o melhor caminho.
De todos os modos se você optou por seguir esse caminho mesmo sem maturidade, os seguintes sintomas podem aparecer:
- OKRs que não são priorizados no dia a dia das pessoas
- KRs que não possuem uma alta correlação com o objetivo
- Objetivos que não possuem uma conexão clara com a estratégia de longo prazo da empresa
- Um alto custo de manutenção do OKR que não está gerando proporcional valor
Este artigo foi escrito por Lucas Fimiani e publicado originalmente em Prensa.li.