Olivia Rodrigo: conheça a nova estrela do mundo pop
“I got my driver's license last week”
Existem três explicações simples para você conhecer a frase acima:
1. Você é um viciado em redes sociais e viu algum vídeo com essa música;
2. Você é pai ou mãe de um adolescente que provavelmente ouviu essa canção mais de 35 vezes ou;
3. Você realmente pegou a sua carteira de motorista na semana passada.
Se você se enquadrou na última opção, meus parabéns, dirija com cuidado!
Agora se você escolheu as outras duas sugestões, isso significa que você não passou o ano ileso à Olivia Rodrigo, a mais nova estrela da música pop em ascensão.
Olivia entrou no cenário musical em janeiro com seu primeiro single “Drivers License”.
A canção estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e foi a música mais popular em 2021 no Spotify com mais de 1,1 bilhão de streams.
Em maio, a jovem de 18 anos lançou seu primeiro álbum de estúdio, Sour. O disco alcançou o topo da Billboard 200. E outros dois singles, "good 4 u" e "deja vu" estrearam na Hot 100 em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Já nas plataformas digitais, o disco foi o mais rápido a atingir 1 bilhão de streams e foi o álbum mais reproduzido do ano no Spotify.
Como se isso não fosse suficiente, a jovem garantiu 7 indicações para o Grammy de 2022, sendo 4 delas nas principais categorias: Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano por "Drivers License," e Artista Revelação.
Depois de tantos números, eu aposto que você que não conhece Olivia Rodrigo foi pesquisar e, provavelmente, vai escutar pelo menos uma de suas músicas.
Da Disney ao Grammy
Olivia Rodrigo começou sua carreira como atriz aos 12 anos como protagonista do filme “American Girl: A Receita para o Sucesso” em 2015.
No ano seguinte, Olivia chega à Disney e é escalada para interpretar Paige Oliveira na série Bizaardvark. Embora em um cenário cômico, foi aqui que Rodrigo teve sua voz ouvida pela primeira vez.
O programa foi cancelado em 2019 após três temporadas, mas Bizaardvark a levou a seu próximo papel em um programa na Disney.
Em High School Musical: The Musical: The Series, Olivia assume o protagonismo interpretando Nini Salazar-Roberts ao lado do ator Joshua Bassett, fazendo dela uma sensação entre pré e adolescentes.
Na série, suas habilidades de canto são demonstradas por meio da sua personagem. Quando os produtores do programa souberam que Rodrigo sabia cantar, eles a convidaram para compor algumas músicas.
Seguindo o mesmo caminho que Demi Lovato, Miley Cyrus e Selena Gomez, Rodrigo usou sua experiência em programas juvenis como trampolim, seguindo um funil bem estabelecido da Disney para o sucesso musical.
Em 2020, Rodrigo assinou com a Interscope e a Geffen Records e lançou seu single “Drivers License” em janeiro de 2021.
Mas o que fez Drivers License tão famosa?
Foto: Reprodução/Youtube.
Todo mundo sabe a quão poderosa são as redes socias e, nesse momento, nada é mais poderoso do que o TikTok. Foi nessa rede que a canção se popularizou.
Apesar de não ser tão famosa, a atriz e cantora já carregava uma pequena legião de admiradores que pediam para que a jovem compartilhasse mais vídeos cantando, até que um dia ela fez isso com Drivers License.
A canção é cercada por “fofocas da geração Z”. De acordo com rumores, o primeiro single da cantora foi escrito para Joshua Bassett, logo depois que os dois terminaram o relacionamento.
O assunto correu pela plataforma de forma surreal e em pouco tempo se tornou uma febre discutir sobre o possível motivo do término entre os dois parceiros de cena.
Além disso, a canção também entrou no famoso círculo das tendências da plataforma. Isso quer dizer que várias pessoas começaram a produzir pequenos vídeos usando a canção.
Quando Olivia lançou uma música que permitia transições, dublagem e interpretações variadas, ela garantiu uma carreira de sucesso no TikTok.
Em apenas três dias, Drivers License já estava figurando nas primeiras posições das plataformas Spotify, Apple Music e iTunes.
Depois desse começo estrondoso, já sabemos onde Olivia Rodrigo terminou o ano. Entretanto, lançar um single viral é até “simples”, mas manter o sucesso é complicado.
O que Olivia têm para figurar entre os jovens?
Imagem: Divulgação/ Capa do álbum "Sour"
Olivia Rodrigo é uma celebridade digitalmente nativa que vive no coração pulsante da cultura jovem. Fã declarada de Taylor Swift, a jovem se inspira na cantora para expor seus sentimentos em cada canção que escreve.
O fato de Olivia ter chegado tão longe e tão rápido não é nenhum mistério: é uma mistura da vulnerabilidade reveladora de suas próprias composições, multiplicada pelo ritmo frenético da geração TikTok.
A estrela de 18 anos soube calibrar muito bem as emoções mais potentes da adolescência: a angústia consumidora, a inveja, a insegurança e o ciúme.
O álbum Sour, é recheado de “declarações” aos artistas mais famosos do mundo. Uma de suas novas canções, "1 step forward, 3 steps back", interpola uma das melodias de Swift.
Sour também compartilha DNA com artistas como Fiona Apple, Avril Lavigne, Lorde e Paramore.
Mas, ao contrário de seus predecessores, as referências de Rodrigo são conteúdo da Geração Z: ela canta sobre assistir reprises de Glee, um show que estreou em 2009.
Esteticamente, tudo, desde a capa do álbum até o Instagram, é uma homenagem à sua idade, uma série de cores pasteis, sessões de fotos divertidas, doces “instagramáveis”, amor juvenil e drama, muito drama.
“Estou farta de dezessete / onde está meu sonho de adolescente? Se alguém me disser mais uma vez, 'Aproveite sua juventude', vou chorar”.
Você se lembra de ter 17 anos? Provavelmente, você também se sentiu assim.