Fundado por 4 bancos líderes de Luxemburgo — BCEE, BGL BNP Paribas, Banque Raiffeisen e POST Luxembourg — , a LUXHUB atua como um aceleradora do Open Banking, fornecendo soluções que permitem às instituições prosperar no cenário financeiro em evolução.
Sua jornada começou, com a Diretiva de Serviços de Pagamento Revisada da UE (PSD2) fornecendo uma oportunidade e um desafio de conformidade para os bancos europeus.
Além da compatibilidade com PSD2, a LUXHUB permite que seus clientes se desenvolvam mais no mundo digital de hoje, conectando fintechs e instituições financeiras por meio de uma API robusta e segura.
Um detalhe sobre a plataforma explicitado por Jacques Putz, CEO da LUXHUB, é que ela não está na nuvem, já os bancos privados ainda tem receio de usar uma nuvem pública. Por isso a LUXHUB criou uma plataforma em um data center europeu para ajudar os bancos a publicar suas APIs.
Os bancos até poderiam já ter suas APIs internas, comenta Putz, mas expôr tais APIs envolve uma série de processos como autenticação, autorização, rota de documentos, padrões para exposição das APIs e um sandbox. E no caso das sandbox, esse ambiente é muito útil para os bancos, caso contrário, eles limitam o suporte das TPPs (Third Party Providers).
A ideia então é que mutualizando tudo através da LUXHUB, sem criar uma vantagem competitiva para determinado banco. Portanto, a LUXHUB oferece as ferramentas para que as intituições consigam estar em conformidade com a regulamentação, de forma mais rápida e com menos custo.
A plataforma atua como um hub e fornece à comunidade bancária os serviços relacionados à conformidade PSD2 XS2A necessários, comunicação segura e APIs como um gateway para receber e conceder acesso a contas de pagamento para provedores terceiros, permitindo que estes gerenciem o início do pagamento e pedidos de informação em nome de utilizadores de serviços de pagamento.
LUXHUB ONE
Os bancos também procuram agregar elementos e para isso a LUXHUB desenvolveu uma API padronizada e assim mapeou todas as implementações dessas instituições. A LUXHUB One representa uma camada de integração que dá acesso a qualquer instituição financeira por meio de uma única API e permite a criação de serviços personalizados e experiência do usuário.
"Logo se um banco não souber como oferecer serviços agregados de determinado banco, por exemplo, ele não precisa supervisionar todas as APIs nem compreender o lado mais técnico da implementação, por que tudo isso é proporcionado pela LUXHUB One", explica Putz.
Quer conhecer mais outras soluções da LUXHUB como o Marketplace?
Assista a palestra completa de Jacques Putz!
Este artigo foi escrito por Jacques Pütz e publicado originalmente em Prensa.li.