Desde 2018 o Brasil é um dos palcos de discussões sobre o Open Banking. A partir daí figuras do setor financeiro como bancos e fintechs buscaram se preparar da melhor forma para aquela que promete ser uma das maiores revoluções do sistema financeiro brasileiro.
Fica claro o impacto desse modelo no setor bancário. Mas há outros segmentos que também podem tirar proveito das novas oportunidades advindas do Open Banking. É o caso do Varejo.
No APICON 2019, um dos maiores eventos do Brasil focados em APIs e transformação digital, Davi Cunha, Head de Digital Banking, explica na Trilha Strategies & Solutions sobre o tema Open Banking e os impactos desta transformação, com foco no setor de varejo.
Confira em sua palestra como os avanços tecnológicos, as mudanças regulatórias e um cenário de 45 milhões de brasileiros desbancarizados geraram um ambiente propício para o varejista lançar sua própria fintech, o que implica em carteiras digitais, novos meios de pagamentos e a possibilidade de contratação de crédito no momento de compra. Tudo isso sem a obrigatoriedade de um banco parceiro.
Leia também nosso artigo Acelerando a Transformação no Varejo com APIs e entenda como esse setor se beneficia das APIs na transformação digital, permitindo novas experiências de consumo.
Este artigo foi escrito por Renato De Stefano e publicado originalmente em Prensa.li.