Open Finance: como compartilhar os dados com o Banco do Brasil pelo WhatsApp?
O Open Finance ou Sistema Financeiro Aberto é um mecanismo instituído pelo Banco Central do Brasil a fim de compartilhar os dados dos clientes entre as instituições participantes, com o objetivo de promover a competitividade, reduzir taxas e proporcionar soluções mais eficientes aos consumidores.
A partir desta segunda-feira, o Banco do Brasil anunciou uma nova funcionalidade, permitindo que o consumidor realize toda a jornada de compartilhamento dos seus dados por meio do WhatsApp.
O WhatsApp é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros, atrás somente do Facebook. Desta forma, esta funcionalidade veio como uma inovação mundial, sendo o primeiro banco do mundo a utilizar o aplicativo para a realização da jornada, além de ser democrático, ante a facilidade de sua utilização pela maioria da população.
Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados ao realizar o compartilhamento, frente à crescente incidência de fraudes realizadas pelo WhatsApp, tais como conferir se o número de contato é verificado, atentar-se aos links cadastrados ou contato humano direto, visto que o processo é realizado integralmente pelo bot do banco.
Para dar início ao processo, o titular dos dados deve digitar as palavras "open finance" no WhatsApp e seguir todas as orientações do robô, preenchendo todos os dados solicitados e concluir o processo de compartilhamento entre a instituição de origem e o Banco do Brasil.
O compartilhamento deve ocorrer em ambiente seguro na instituição de origem dos dados e compreende dados cadastrais, número de agência e conta, e dados de cartões, tais como limite de crédito, faturas, transações e operações de crédito, sendo que o usuário pode escolher o prazo de compartilhamento entre 6 e 12 meses.
Após o recebimento dos dados pelo Banco do Brasil, ele poderá, com base no seu histórico na outra instituição, fornecer produtos com taxas mais competitivas e aderentes ao perfil do cliente.
É importante lembrar que, ao seguir o processo, o usuário dá aceite inequívoco, que é princípio basilar do sistema financeiro aberto e da LGPD.
Ao final da jornada, receberá um termo de consentimento em PDF, que possui todos os termos e condições do compartilhamento dos dados entre as instituições.
Leandro Pupe Nóbrega, Head de Produtos e Operações da Belvo, testou e compartilhou o fluxo da primeira versão lançada pelo Banco do Brasil:
E, você? O que achou da nova funcionalidade? Você utilizaria o WhatsApp para compartilhar seus dados com uma instituição financeira?
Se quiser saber mais sobre Direito Digital, LGPD, Startups & Finanças, me acompanhe nas redes sociais para trocarmos ideias sobre estes temas.
Este artigo foi escrito por Juliana de Jesus Cunha Chiose e publicado originalmente em Prensa.li.