Conceito relativamente novo no mercado, o Open Insurance (também conhecido como aplicação das práticas de Inovação Aberta no mercado de seguros) objetiva a transformação digital e novas formas de prestação de serviços para startups, comunidades e quem mais estiver interessado em ter soluções para questões práticas.
Com o Brasil sendo o pioneiro na Legislação da Open Insuance, as formas de trabalho podem envolver tanto resultados postivos quanto polêmicas e desafios - uma rotina que já começou neste novo modelo de negócios.
Mas aqueles que não se recordam do passado estão condenados a repetí-lo e é preciso incluir também a interoperacionalidade com o Open Finance. Afinal, trabalho conjunto que foi feito em 2021 serve de aprendizado para este ano? O que o ano anterior pode nos ensinar em uma nova jornada?
Para o debate, temos o CEO e Co-fundador da Finansystech, a primeira Fintech Brasileira dedicada a construir uma Plataforma de Open Finance as a Service totalmente Open Source. Pioneiro, Danillo Branco está construindo um projeto pessoal, o Brazil Open Economics, destinado para conscientização sobre o mercado financeiro para todos.
O Superintendente de IT do Banco B3, Carlos Duarte trará sua experiência em Sistemas de Pagamentos Brasileiro (SPB), mercado financeiro e desenvolvimento de sistemas. Desde setembro de 2019, ele é o responsável pela área de TI do Banco B3 e responsável pela área de Produtos relacionados com Instant Payments.
Também pelo B3, Icaro Leite e sua experiência em Direito - Empresarial, Tributário e Internacional. O Superintendente de Produtos de Seguros na B3 S.A. também tem prática em Direito Ambiental, Direito Econômico, Recuperação Judicial e Falências, Direito Comercial, Direito Internacional Público e Privado, Mercado de Capitais, Gestão de Recurso de Terceiros, Contencioso Cível e Direito Securitário.
Completando o time, Gibran Silva - o engenheiro de software da Pottencial Seguradora -, profissional de TI com experiência em liderança de equipes, Cloud Computing, Big Data, Arquitetura de Software e IoT.
Este artigo foi escrito por Danillo Branco e publicado originalmente em Prensa.li.