Fechando o terceiro dia do Open Finance Conference 2020, Bruno Loiola, Partner e Chief Growth Officer na Pluggy, realiza um review, patrocinado pela Elo, sobre os acontecimentos do evento. Para introduzir o assunto, o especialista comparou o Open Banking a parábola dos cegos e do elefante.
Em resumo, a parábola fala a respeito de um elefante que chega a uma aldeia onde residiam cinco cegos. Curiosos para saber do que se tratava, cada um tocou em uma parte do animal, na esperança de descobrir o que era. O primeiro, ao tocar o rabo, pensou que era uma corda. Já o Segundo, ao tocar a barriga, disse que se tratava de uma parede.
Porém, o terceiro, ao apalpar as orelhas, comentou ser um leque. Assim como na parábola, cada um possui uma visão diferente sobre o que é o Open Banking, variando de acordo com o ponto de vista.
“O Open Banking pode ser uma tecnologia de pagamento, uma facilidade financeira para agregar dados, uma oportunidade para melhorar o score de crédito ou apenas uma regulamentação”, afirma Bruno. Essa mudança na infraestrutura do sistema financeiro nacional tem como objetivo melhorar a eficiência, aumentar a competitividade e fomentar a inovação.
O intuito do evento era mapear as diferentes abordagens e pontos de vista sobre a implementação do sistema Open Banking, exatamente como a parábola apresentada na abertura do Review.
Ao passar por palestrantes internacionais e suas visões sobre a abertura do mercado financeiro em outros continentes, profissionais de diferentes setores e opiniões, o objetivo foi atingido.
Se quiser saber mais sobre os tópicos abordados no último dia do Open Finance Conference, clica no vídeo!
Este artigo foi escrito por Bruno Loiola e publicado originalmente em Prensa.li.