Com o início da terceira fase do Open Finance no Brasil no final de setembro, o projeto capitaneado pelo Banco Central vai viabilizar que instituições financeiras ofereçam produtos e serviços personalizados para seus clientes com base na troca de informações de investimentos em fundos, renda fixa e renda variável.
A Jornada Open no Brasil:
Fase 1: compartilhamento de dados institucionais entre as instituições financeiras
Fase 2: compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições financeiras
Fase 3:utilização de serviços independente de qual aplicativo das intuições financeiras esteja usando
Fase 4: compartilhamento de dados de produtos e serviços dos clientes e das instituições financeiras
“A revolução tecnológica gerada pelo open finance permite o surgimento de um grande número de soluções que beneficiem o dia a dia do consumidor. Além disso, os custos do sistema financeiro devem cair fazendo com que o consumidor seja beneficiado por taxas e tarifas mais baixas”, diz Lígia Novazzi, Chief Operating Officer da Teros
A próxima e última fase incentivará o compartilhamento de dados sobre câmbio e credenciamento e está prevista para 2024.
Quer saber mais informações sobre o Open Finance na América Larina? Conheça a Open Finance Conference, acesse www.openfinanceconference.com.br/ e saiba mais informações do evento que acontecerá entre os dias 07 e 09 de novembro de 2023.
Fonte: Money Times