Open Source: revolucionando o mundo da tecnologia
Você sabia que o Open Source cresceu exponencialmente nos últimos anos e tornou-se um grande aliado na indústria de tecnologia?
De fato, há muitas razões para isso, sendo uma das mais importantes a possibilidade de desenvolver softwares de alta qualidade sem investir muito tempo e dinheiro.
Aliás, o Open Source incentiva a colaboração e o compartilhamento de código aberto, gerando mais inovação e eficiência para developers.
Se você já conhece o Open Source mas ainda tem dúvidas, este artigo contém as informações mais relevantes sobre o tema. Continue lendo e saiba tudo sobre o mundo do código aberto.
O que é Open Source?
O termo Open Source refere-se a qualquer programa cujo código-fonte é disponibilizado para outros usarem ou modificarem.
Desse modo, o software de código aberto é geralmente desenvolvido como uma colaboração pública e lançado sob uma licença que permite a redistribuição e o uso gratuitos.
Portanto, a característica definidora do Open Source é os seus usuários terem a liberdade de alterar e melhorar o software e distribuir essas modificações publicamente. Sendo assim, o Open Source é super relevante pois, como é bem flexível, os usuários conseguem criar softwares mais fáceis de serem consumidos.
Por que o Open Source é importante para a tecnologia?
O movimento de Open Source começou como uma resposta às limitações do código proprietário.
Ou seja, quando os computadores foram comercializados pela primeira vez, os programadores só podiam distribuir seu software licenciando-o aos fabricantes, dificultando a realização de melhorias ou personalizações.
Então, no final da década de 1950 e início de 1960, alguns cientistas visionários começaram a compartilhar seu código com colegas, estabelecendo as bases para o modelo de desenvolvimento colaborativo atual.
Mas, qual a importância disso? No contexto do desenvolvimento de software, isso significa que os desenvolvedores podem visualizar, modificar e redistribuir o código-fonte de um projeto sem precisar da permissão do autor original.
Certamente, isso levou a algumas histórias de sucesso. Por exemplo, o sistema operacional Linux, é uma das peças de software de código aberto mais usadas no mundo. Foi originalmente criado por Linus Torvalds em 1991 e, desde então, foi desenvolvido por milhares de voluntários.
Há muitos benefícios na utilização do Open Source, incluindo a capacidade de colaboração no código, a liberdade de personalização e a capacidade de aprender com outros developers.
Inclusive, existe um movimento em direção a mais transparência e envolvimento da comunidade de programadores. Isto é, os usuários estão compartilhando mais informações sobre seus códigos e processos, auxiliando no trabalho e aprendizagem de outras pessoas.
Além disso, há mais cooperação entre desenvolvedores, bem como um melhor suporte para os usuários do software.
Outro fator é a interoperabilidade, ou seja, a capacidade de o software trabalhar em conjunto, independentemente da plataforma.
Por certo, esse é outro ponto forte do Open Source, pois muitos projetos de código aberto são projetados com a portabilidade em mente desde o seu início.
Finalmente, o Open Source é projetado para ser mais modular e flexível. Assim, os usuários conseguem adaptar o software para melhor atender às suas necessidades, contrastando com a maioria dos softwares comerciais, que normalmente oferecem poucas opções para personalizá-lo.
Como o Open Source está transformando o desenvolvimento de softwares?
A crescente ascensão do Open Source em diversos setores está revolucionando a tecnologia. Sendo assim, é possível observar muitas mudanças na forma como os softwares são criados, com mais e mais pessoas contribuindo para projetos de Open Source.
Existem muitas empresas usando o código aberto para criar seus aplicativos ou produtos. Por exemplo, o Google emprega milhares de desenvolvedores para contribuir com projetos populares, como Android e Chrome OS.
Embora a Microsoft já tenha evitado o Open Source, agora a empresa já hospeda vários repositórios no GitHub e participa de muitos projetos de código aberto.
Sem dúvida, o Open Source está impactando positivamente o mundo da tecnologia. Conforme fica mais fácil para os usuários colaborarem e compartilharem informações, são criados softwares eficientes e eficazes de maneira mais rápida.
Por que usar Open Source?
Separamos 10 motivos para você começar a utilizar o Open Source agora mesmo, confira:
O código aberto é gratuito e acessível a qualquer pessoa.
Os projetos de Open Source geralmente são mais seguros, pois estão abertos ao público.
O software de código aberto é mais estável e confiável, visto que está sendo constantemente aprimorado por muitos desenvolvedores.
Os aplicativos de código aberto geralmente têm ciclos de lançamento mais rápidos.
Com o código aberto, você tem a liberdade de personalizar o software para atender às suas necessidades específicas.
A grande comunidade de desenvolvedores de Open Source garante que alguém esteja sempre trabalhando para melhorar a base do código.
O uso de código aberto ajuda a reduzir os custos de sua organização ou projeto.
O Open Source contribui para criar um ambiente mais colaborativo e garante que todos possam se beneficiar dos mais recentes avanços em tecnologia.
Os projetos de código aberto costumam ser mais rápidos para se adaptar às novas tecnologias e tendências que surgem a cada dia.
Muitas empresas conhecidas usam e contribuem para projetos de código aberto, como Google, Facebook, IBM e Amazon.
O futuro do Open Source
Apesar de o Open Source ainda não ser totalmente aceito, já existem muitas empresas adeptas ao movimento. Isso mostra que as organizações estão finalmente percebendo os benefícios do código aberto.
A Linux Foundation tem trabalhado muito para promover software de código aberto e garantir o entendimento dos seus valores. Dessa maneira, uma de suas iniciativas é ajudar as empresas a começar a usar o Open Source.
De acordo com Jim Zemlin, diretor executivo da The Linux Foundation: “existem algumas diferenças importantes entre software de código aberto e software proprietário, mas essas diferenças nem sempre causam impacto nas empresas novas no código aberto.”
A propósito, a Linux Foundation lançou um programa chamado The Open Source Guides, criado para profissionais de TI que desejam aprender sobre código aberto mas não sabem por onde começar.
O programa oferece dois guias: The Open Source Guide for Business e The Open Source Guide for Developers.
Ambos os guias foram escritos por especialistas do setor e abordam diferentes tópicos, como, por exemplo, licenciamento, segurança, ferramentas de colaboração e muito mais.
“Tivemos muito sucesso com nossos tutoriais. Descobrimos haver uma necessidade de explicações simples de como as coisas funcionam em pilhas de tecnologia complexas”, disse Zemlin.
O Open Source é uma alternativa viável ao uso de software proprietário e tende a crescer exponencialmente nos próximos anos. Por isso, é hora de aproveitar essa oportunidade e começar a usar o software de código aberto o quanto antes.
Ainda assim, além do Open Source, outros termos como Low-Code e No-Code também vêm ganhando destaque e tornando-se cada vez mais populares na comunidade de desenvolvimento.
No futuro, podemos ver mais ferramentas e plataformas proporcionando um desenvolvimento mais rápido e fácil, bem como o surgimento de novos projetos de código aberto que atendam às mais diversas necessidades.
Em suma, parece que o Open Source veio para ficar e continuará a revolucionar o mundo da tecnologia.
Este artigo foi escrito por Adriana Wiechorek e publicado originalmente em Prensa.li.