OpenBike permite “baixar” e construir sua própria bicicleta
A bicicleta é um dos meios de transporte mais sustentáveis que existe, sendo uma das principais formas de locomoção em países como Holanda. Quase metade dos cidadãos do país deixam o carro na garagem e vão de bicicleta para o trabalho.
Apesar de depender apenas de nossa força para andar e não emitir CO2, sua fabricação (além do transporte das peças e do produto), ainda consome muitos recursos naturais.
Na tentativa de tornar as bicicletas ainda mais sustentáveis, um estúdio de design do País Basco – que faz parte da Espanha – começou a trabalhar em um projeto quatro anos atrás, em 2017.
A dupla de designers do Arquimaña deram o nome de OpenBike. A ideia é uma bicicleta que possa ser fabricada em qualquer lugar do mundo.
Como a licença do projeto é livre, qualquer um pode entrar no site e baixar. Obviamente, o principal material usado é pensado no bem da natureza. O produto é feito com madeira compensada de fonte renovável.
A própria OpenBike passa todas as instruções através de um arquivo para quem quiser montar sua própria bicicleta de qualquer lugar do mundo. Claro que não sai totalmente de graça, levando em conta os custos do material e pagar um profissional para cortar a madeira.
No entanto, é muito mais vantajoso escolher uma OpenBike, em comparação ao preço de uma bicicleta comum. Quem a escolhe, elimina as emissões de carbono da fabricação e transporte. Além de poder ostentar uma bike moderna e sustentável por um baixo custo.
Do que a OpenBike é feita?
O objetivo é poder fabricar uma bicicleta ecológica de qualquer lugar do mundo. E para poder tornar essa ideia possível, o estúdio Arquimaña optou por uma material acessível, criando um quadro de madeira compensada. Um tipo de material que qualquer pessoa pode adquirir em uma loja de construção.
A chapa é cortada por máquinas CNC para formar as peças, em seguida são encaixadas ou parafusadas. As peças de uma bicicleta, como o selim e guidão, podem e devem ser reaproveitadas de outras bikes, ou se preferir impressas em 3D. Apenas as rodas e pneus devem ser novos.
Essas instruções também são encontradas no arquivo disponível para download. Aliás, todo o passo a passo para criação de sua bicicleta sustentável é explicado pela OpenBike gratuitamente.
Dentro do site da empresa você tem a opção de escolher entre quatro modelos disponíveis, que vão do Rev1 ao Rev4.
Este último é o melhor deles, pois é como um upgrade dos anteriores. O Rev4 resolve problemas com relação ao conforto para pessoas de diversas alturas e a estabilidade ao pedalar.
Nos dois últimos modelos, dependendo da preferência do ciclista, é possível usar rodas do aro 20 ao 26.
Algumas pessoas podem pensar que: baixar o projeto, comprar os materiais, encontrar um profissional que execute o trabalho e cruzar os dedos para que fique bom, soa mais complicado do que entrar em uma loja ou site e adquirir uma bicicleta pronta.
Mesmo assim, a ideia de ter uma bicicleta que você mesmo construiu – além de poder fazer sua parte pelo meio ambiente gastando relativamente pouco –, é muito atrativo para diversas pessoas.
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.