Opinião(?)
Como aconteceu com muita gente esses dias, me perguntaram "qual a sua opinião sobre a fala do Maurício?". Pergunta essa, referente ao que disse na rede social Twitter, o jogador de vôlei brasileiro Maurício Souza, sobre a bissexualidade do filho do personagem Superman.
E minha resposta não saiu rapidamente.
O Maurício disse no tal tuíte o seguinte, que aliás é um bom exercício no uso das aspas:
"'É só um desenho, não é nada de mais.' Vai nessa que vai ver onde vamos parar.”
Com a afirmação ele diz nas entrelinhas, algumas coisas:
1) Que ele ouviu pessoas dizendo que a edição da DC Comics deveria ser visto como algo banal, nada de mais, não causará problemas. Ou será que foi no sentido de "não há nada de errado com isso"? Eu tenho certas dúvidas e acho que a maioria disse isso para ele no sentido de "deixa pra lá" mesmo.
2) Ele também diz, na segunda frase, que ele viu algo que ninguém mais viu. Ele vislumbrou uma ameaça à alguma instituição e nos está alertando: "Toma cuidado, hein?". Isso reforça mais ainda pra mim, que a primeira frase é um "deixa quieto que daqui a pouco isso passa".
O que Maurício viu, foi que existe toda uma geração carente de lastro no preconceito. E essas pessoas estão gritando por todos os lados, procurando seus iguais. Essas mesmas pessoas esquecem (ou decidem esquecer) que há pouco mais de 100 anos, a escravidão era lei. Mulher não votar era lei. Punir homossexuais era lei. Na verdade, se você não é um homem-branco-rico-cristão-heterossexual, em algum ponto da História sua "condição" foi alvo de perseguição.
'Proibir trabalho infantil não é nada de mais.' Vai nessa que vai ver onde vamos parar.
Muita gente, em apoio ao Maurício, postou em alguma rede social de sua preferência, a foto do Superman beijando a Mulher-Maravilha. Com isso pensaram estar fazendo um protesto. Certamente o objetivo foi mostrar no Clark beijando a Diana, um beijo heterossexual. É engraçado porque, o que faz este beijo não ser um beijo bissexual? Essa galera é meio confusa mesmo.
Além disso, postar esse beijo serve como uma bandeira de união em torno de algo, um chamado às armas, um grito de guerra. Contra o primo-irmão daquele tal "racismo reverso", a HETEROFOBIA. Que, como o Saci-Pererê, também não existem.
Minha resposta não saiu rapidamente porque eu percebi que não tenho (assim como ele não tem) opinião sobre isso, porque homossexualidade não é questão de opinião. É questão sociológica. Mas ok, vamos entender que as pessoas querem levantar a questão, querem discutir o assunto. O que seria OPINIÃO nesse caso?
Ótimo, podemos começar pelas perguntas:
Qual a sua opinião sobre a DC Comics usar o personagem Superman para discutir bissexualidade? Você acha que é jogada de marketing para vender gibis? Você acha que é uma forma de dar mais representatividade ao público LBGT+? Você acha que o clube de vôlei demitiu o Maurício como punição ou queria apenas se livrar da imagem negativa dele no momento? QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ISSO?
Percebem a diferença? Você não tem opinião sobre sexualidade como não tem opinião sobre átomos ou matemática ou baleias. Essas coisas simplesmente existem. Você tem opinião sobre ideias envolvendo essas entidades. Quando você cria uma opinião sobre uma entidade, você a reduz a uma escolha. A homossexualidade vira uma escolha de quem a fez. Qual sua opinião sobre a caça predatória às baleias no Japão. Qual sua opinião sobre usar algoritmos matemáticos em redes sociais?
Ser gay ou bissexual ou heterossexual independe de vontade do protagonista. Você não pode opinar sobre essa existência. Ninguém censurou a opinião de Maurício Souza, porque não há o que censurar.
É difícil escrever sobre isso pois não tenho o chamado "lugar de fala". Não vivo o dia-a-dia sobre o que escrevo aqui. Mas tenho lugar de fala quando o assunto é discutir censura. Isso todo mundo tem e deveria realmente exercer.
Em resumo, o episódio me mostra que o mundo não tolera mais o preconceito contra pessoas. Qual sua opinião sobre isso?
Imagem - Autor
Este artigo foi escrito por Ettore Semeghini e publicado originalmente em Prensa.li.