Com o aumento das interações digitais e a constante preocupação das empresas em entregar a melhor experiência para o cliente, a automatização vem para somar pontos.
Um dos setores mais atentos às mudanças e implementação de novas tecnologias é o setor financeiro.
Afinal, há diversas vantagens competitivas em implementar chatbots nas operações. Entre os benefícios da utilização da tecnologia, estão:
Redução de custos;
Aumento da eficiência operacional;
Melhoria da experiência do cliente na organização;
Maior escalabilidade para as operações;
Maior engajamento com os clientes/usuários;
Maior qualidade de atendimento.
Lembrando que, o chatbot é um software que usa inteligência artificial para decodificar perguntas escritas, executar consultas em um banco de dados e responder a solicitações do usuário. Eles são desenvolvidos para falar de forma mais humana com as pessoas.
Sendo assim, a premissa do software é utilizar aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger, e trocar mensagens em sites para estabelecer conversas com clientes e facilitar o relacionamento com as empresas.
O chatbot pode ser integrado aos mais diversos canais de atendimento da empresa. Através desses benefícios, a ferramenta pode se tornar parte de uma estratégia ou plano tático de uma organização para melhorar o relacionamento com os clientes e otimizar equipes.
O setor financeiro aliado à tecnologia
A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária divulgada na quinta-feira (24 de junho), mostra que as instituições financeiras no Brasil investiram R$ 25,7 bilhões em tecnologia no ano de 2020, crescimento de 8% em relação a 2019.
Mais do que simplesmente levar os consumidores ao mundo digital, os efeitos da pandemia também transformaram parte considerável deles em heavy users, ou seja, usuários frequentes e contratantes de várias modalidades de serviços bancários. Os números desse tipo de usuário cresceram 113%. No internet banking, o aumento foi de 47%.
O acréscimo de investimentos relacionados à tecnologia dentro das instituições no ano de 2020 também é resultado da expansão do mobile banking e da chegada do Open Banking no país, que iniciou sua segunda fase no Brasil e promete transformar o setor financeiro.
À medida que o setor bancário evolui e acompanha as tendências do mercado, as ferramentas digitais estão substituindo cada vez mais as metodologias presenciais, com clientes e usuários exigindo maior comodidade e agilidade no dia a dia.
Com o uso intensivo do digital, o estudo também revela que a inteligência artificial lidera (93%) entre as prioridades das instituições bancárias, sobretudo para atendimento ao cliente. E é aí que entram os chatbots.
Integrando chatbots e instituições financeiras
Com a indisponibilidade dos canais presenciais durante a pandemia, essa tecnologia foi fundamental para absorver o aumento repentino de demanda, observado em alguns segmentos, a partir da migração acelerada de clientes para o atendimento via telefone e canais digitais.
Imagine a seguinte situação: um cliente da sua instituição financeira está com dificuldades para acessar o aplicativo e precisa saber seu saldo bancário. Como atendê-lo da melhor forma possível?
Chatbots podem ser uma ótima solução. A inteligência artificial implementada nesta tecnologia é um grande aliado das instituições financeiras na hora de informar, confirmar uma transação, dar assistência ou aconselhamento, fazer ofertas, tudo de maneira personalizada.
Como desenvolver seu próprio chatbot
Após analisar todos os pontos mencionados e se convencer de que o chatbot é uma ótima solução para a sua empresa, qual é o próximo passo? A princípio, é preciso avaliar pontos relevantes para a implementação da ferramenta, como:
Avaliar os custos de desenvolvimento;
Analisar o potencial de interação com os clientes;
Considerar a capacidade de suporte da empresa;
Entender as funções;
Avaliar se a ferramenta oferece relatórios quantitativos e qualitativos das mensagens trocadas com os consumidores.
Tendo isso tudo em mente, vamos partir para uma questão mais pragmática: como desenvolver, por exemplo, um chatbot no WhatsApp? Para isso, você pode contratar uma empresa de confiança, provedora oficial do WhatsApp.
Com o Zenvia Flow, por exemplo, consegue-se inserir o WhatsApp dentro de um fluxo conversacional multicanal, permitindo a criação de automações. Aqui, você pode conhecer e testar as soluções da Zenvia, como os serviços de API do WhatsApp.
O sistema de desenvolvimento de chatbots da Zenvia pode funcionar a partir da API ou Zenvia Flow. A Zenvia também oferece os canais de SMS, Voz, Chat, E-mail, Facebook Messenger e WhatsApp.
Se quiser saber mais sobre o assunto, fique à vontade para entrar em contato com os especialistas da Zenvia.
Assim você pode escolher o canal mais apropriado a sua estratégia de comunicação. Agora ficou fácil tirar a sua ideia do papel. Não perca mais tempo e aposte na inovação tecnológica para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa.
Sobre a Zenvia
Com atuação em toda a América Latina, a Zenvia, empodera as empresas para simplificar a experiência dos consumidores por meio de sua Plataforma de Comunicação.
A tecnologia inovadora da Zenvia permite adotar canais como WhatsApp, SMS e Voz em qualquer momento da jornada do consumidor, de forma integrada e automatizada com os processos e sistemas de gestão das empresas.
Para mais informações sobre a empresa, acesse nosso site.
Este artigo foi escrito por Guilherme Boeira e publicado originalmente em Prensa.li.