O mercado da tecnologia está em constante expansão e com ele a expansão do uso de APIs e múltiplos API Gateways. Uma grande parcela das empresas trabalha com mais de uma solução. Assim sendo, em sua palestra, Luis Franco, Senior Solutions Architect pela Axway, fala sobre os desafios de se gerenciar múltiplos API Gateways.
De acordo com uma pesquisa feita Axway e pelo IDC, foi possível verificar que grandes empresas costumam recorrer a mais de uma solução de API Gateway. No entanto, apesar de essa ser uma tendência, existem desafios a serem superados. A pesquisa conseguiu entender a real necessidade de se usar mais de uma solução de API Gateway, sendo que os motivos apurados foram:
Tráfego interno vs. externo;
Transição para nuvem;
Lacuna de funcionalidade;
Autonomia local;
Estágios de desenvolvimento;
Resiliência.
No entanto, um ambiente descentralizado prejudica a produtividade das equipes e dos desenvolvedores, pois impede que se tenha uma visão central sobre as APIs. Além disso, a falta de padronização, cria uma lacuna na automatização de procedimento e na escalabilidade. Muitas organizações acabam sendo prejudicadas pela falta de padronização, pois, consequentemente, a segurança corporativa pode ser prejudicada e afetada.
Com isso, centralizar a governança de API deve ser uma prioridade para as empresas. O BNP Paribas, foi uma empresa que escolheu unificar o catálogo de APIs, possibilitando se ter uma visão unificada das soluções usadas pela empresa e abriu portas para a análise de monetização de APIs.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o video!
Este artigo foi escrito por Luis Franco e publicado originalmente em Prensa.li.