Os Desafios do Marketing de Conteúdo
Como capturar leads
Qualquer estratégia de marketing parte do princípio de que é necessário criar laços de relacionamento com sua audiência, produzir as oportunidades para que a empresa apresente seus produtos e serviços para que, assim, possa gerar leads qualificadas.
Neste contexto, o marketing de conteúdo é peça fundamental, pois é ele quem irá nutrir estes canais com informações relevantes que criarão laços de relacionamento junto da audiência.
Assim, até mais do que em qualquer outra estratégia, a criação da Buyer Persona e o acompanhamento da Jornada do Cliente são fundamentais para conseguir atingir nossos objetivos. Da mesma forma, também, para que o planeamento e a criação de conteúdos sejam dirigidos de forma direta ao seu público-alvo em uma linguagem clara, concisa e na mesma linha de compreensão de seu público.
O Marketing Digital tem se tornado muito eficaz com as redes sociais, blogs, conteúdos de valor em landing pages e os e-mails de marketing acompanhando toda a conduta do consumidor. Além disso, ele é a via mais barata para atrair leads para sua empresa, diminuindo em muito o CAC (custo de aquisição de clientes), que é uma métrica muito importante para o marketing digital.
Entender o seu público
O primeiro passo é determinar o público-alvo que você deseja atingir, a Persona de Marketing com a qual você irá falar. Isso fará com que você possa ter um foco bem definido sobre o conteúdo a produzir. Por isso a Persona no Marketing é fundamental.
Não importa qual seja o seu negócio, você sempre terá um público-alvo específico. Esse é o primeiro grande desafio do marketing digital: entender de quem e com quem você está falando. Você precisa conhecer o seu público tão bem quanto possível para saber como atrair a atenção dele e, principalmente, como fazer com que ele se interesse pelo que você tem a oferecer.
Isto significa estar atento às suas necessidades, às suas dores, aos seus desejos e às suas características. Só assim você será capaz de criar uma mensagem que realmente faça sentido para ele e que o incentive a tomar a ação que você deseja.
Para isso, você pode usar diversas ferramentas, como Google Analytics, SimilarWeb, Google Search Console, Keyword.io, Trello, Mailchimp entre muitas outras.
Como alinhar a linguagem das suas publicações
Com o público-alvo definido, agora vamos definir a linguagem a ser usada nos conteúdos.
Poder criar uma empatia com a sua audiência falando a linguagem dela e, assim, desenvolver um relacionamento mais próximo, tornando-se uma autoridade em determinado assunto e gerar leads ou aumentar vendas. Um dos pecados na produção de conteúdo é o discurso não estar na mesma linha de compreensão do público que você deseja atingir.
Trabalhar estes canais de marketing requer uma abordagem que faça sentido com as características de sua marca e do público que ela quer atingir. A presença online de uma marca depende da posição que ela tomar em relação a como vai impactar pessoas. Deve-se entender as necessidades e características da audiência para desenvolver um conteúdo que gere identificação junto ao público-alvo.
Ninguém duvida que o marketing digital tem sido uma presença constante nas estratégias das empresas. Ele pode ser a chave para o sucesso de uma marca, uma vez que é através dele que as empresas conquistam e fidelizam seus clientes.
Para conquistar um bom resultado com o marketing digital, é preciso investir em conteúdo de qualidade e que seja relevante para o público-alvo da marca. Além disso, é importante que esse conteúdo esteja alinhado à linguagem utilizada pelo público-alvo. Muitas vezes, as empresas erram nesse quesito e acabam utilizando um linguajar formal demais ou, até mesmo, técnico demais nas suas publicações.
Isso faz com que o conteúdo fique desalinhado com o seu público-alvo.
Que tipo de conteúdo produzir
Fazer marketing de conteúdo é servir ao seu público o conteúdo que ele realmente tem interesse, ou seja, ouvir a dor, resolver problemas e mostrar soluções. Por isso, é necessário entender que tipo de conteúdo irá produzir, qual o formato a utilizar. Isto porque uma vez que existem custos de produção, tempo e recursos técnicos diferentes para cada tipo de criação, poderão ser geradas mais ou menos despesas no custo final.
O marketing digital tem um grande desafio: como capturar leads? Isto é, como fazer com que os potenciais clientes deixem o seu endereço de e-mail para receber conteúdos relevantes da sua empresa?
Para isso, é preciso produzir conteúdos interessantes que despertem o desejo do público em receber mais informações suas. Abordagens inovadoras, formatos diferentes dos tradicionais e análises detalhadas são algumas das estratégias que podem ser usadas para isso.
No entanto, é importante lembrar que o conteúdo precisa ser relevante para o público-alvo da empresa. Para saber quais são os temas que podem interessar aos seus potenciais clientes é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado.
Criar estruturas e planejar conteúdo
Uma vez definidas as etapas anteriores, é hora de criar uma estrutura para fazer a coleta de conteúdos e sugestões para as pautas de suas publicações. E, aqui, por uma questão de tempo e custos, o melhor é desenvolver um sistema automatizado para recolher material e, assim, começar a desenhar a produção do conteúdo. Por isso, se você possuir uma forma de fazer esta coleta de modo automático, isso vai lhe poupar muito tempo e dinheiro.
O marketing digital é uma área em constante evolução, e os profissionais da área precisam estar sempre atentos às novidades para poderem aplicá-las na estratégia da empresa. Uma das grandes preocupações dos profissionais de marketing atualmente é a captação de leads, ou seja, o processo de identificar potenciais clientes e converter esses leads em vendas.
Existem diversas maneiras de se capturar leads, e cada uma delas requer um investimento de tempo e esforço para que possa funcionar da melhor maneira possível. Por isso, é importante que os profissionais de marketing planejem cuidadosamente suas ações e criem estruturas sólidas, para que possam obter um maior resultado com o menor custo e esforço.
Formatação do conteúdo
Cada canal de marketing possui uma formatação própria, uma estrutura de comunicação diferente. Assim, não é bom repetir a mesma publicação em todas as plataformas com a mesma estrutura de copy e criativo.
O marketing digital tem como grande desafio a captação de leads, ou seja, transformar um simples visitante em um potencial cliente. Para isso, é preciso criar um conteúdo relevante e atrativo para o seu público-alvo, além de disponibilizá-lo de forma estratégica na Internet.
Uma das principais ferramentas para a captação de leads é o blog, que pode ser usado para divulgar conteúdos relevantes para o seu público e ainda gerar tráfego qualificado para o seu site. No entanto, é preciso formatar o conteúdo do blog de forma estratégica para que ele atinja os objetivos desejados.
Por isso, deixo aqui duas dicas importantes para a formatação do conteúdo do seu blog:
O primeiro grande desafio do marketing digital é definir a frequência de publicações. É preciso experimentar e analisar o que funciona melhor para o seu negócio. Além disso, é importante levar em consideração o tipo de conteúdo que você quer publicar. Se for relevante e interessante, as pessoas irão querer ler mais. Por outro lado, se o seu conteúdo for chato e monótono, as pessoas vão perder o interesse rapidamente.
Definir a frequência das postagens é fundamental para obter aceitação e sucesso nos posts e é um aspecto que certamente irá afetar a relevância de sua página, baseado no algoritmo. Na realidade, não existe um número ideal para as quantidades das publicações, mas é preciso ter atenção ao resultado do seu público em relação a essas frequências. Esse feeling só com o passar do tempo irá evidenciar o ponto correto entre o exagero e a falta de publicações.
Monitorar os resultados
Outra dica que vale a pena mencionar: nunca se “apaixone" pelo seu conteúdo. Como criadores sempre achamos que somos os donos da verdade, que o conteúdo é bom e vai apresentar grandes resultados - o "achismo". Não entre neste jogo!
O maior ativo do marketing digital é ter um feedback em tempo real, e isto nos leva a perceber a aceitação e interação do público com as nossas publicações. Desta forma, é imperioso monitorar os resultados baseados nas métricas traçadas e fazer os ajustes necessários até obter os resultados desejados. Assim, no futuro, já terá insights para determinar os próximos movimentos para a criação e monitorização de seus conteúdos de forma mais confortável e objetiva.
No mundo do marketing digital é extremamente importante monitorar os resultados das campanhas para poder ajustar o rumo e obter o melhor ROI (retorno sobre investimento). Para isso, é fundamental ter uma boa ferramenta de análise de dados, que permita visualizar as métricas mais importantes para o seu negócio.
Além disso, é preciso saber interpretar esses números para poder tomar as decisões certas. Não adianta ter uma campanha com milhões de impressões se ela não está gerando leads qualificados. Por isso, o primeiro passo é identificar quais são os principais KPIs (indicadores-chave de desempenho) para o seu negócio e focar na melhoria desses números.
Assim, você pode ter certeza de que está no timing certo, criando um conteúdo com valor, sem se esquecer de acompanhar e otimizar os resultados. Depois, é aprender com os erros e aplicar melhorias futuras.
Conclusão
Uma boa estratégia de marketing com a criação da Persona, um planejamento bem estruturado, com conteúdos ricos e mensuração de resultados vai levar o seu negócio a outro patamar.
É garantido um relacionamento duradouro com o encantamento do cliente.
Isto é fidelizar! www.laudelinomacedo.com
Este artigo foi escrito por Laudelino Macedo e publicado originalmente em Prensa.li.