Os dez mandamentos do empreendedor
Imagem: nd3000 / Envato Elements
Muitas pessoas ainda alimentam a falsa crença de que para empreender é preciso ter muito capital e/ou uma ideia mirabolante. Na realidade, muitas pessoas poderiam se tornar empreendedoras em diversos segmentos, mas apenas não sabem disso pois aprenderam desde sempre a escolher caminhos aparentemente mais seguros e não conseguem visualizar o próprio potencial.
Pode soar estranho, mas a maioria das pessoas não foi estimulada a criar, a buscar novas soluções nem a tomar decisões. A maioria é e foi estimulada a repetir padrões e a seguir ordens, evitando colocar qualquer coisa de pessoal naquilo que fazem.
Vale ressaltar que quando me refiro a empreendimento, não me limito aos setores de produtos e serviços. Incluo também qualquer iniciativa cultural ou acadêmica como a formação de grupos de estudos, programas nas redes sociais, eventos beneficentes, organização de livros, execução de projetos artísticos, campanhas solidárias etc.
Vamos aos mandamentos do empreendedor?
Acredite em você mesmo: todos nós somos bons em algo. É preciso confiar e apostar no próprio talento e intuição!
Não espere pela ajuda de outras pessoas para começar um projeto. As pessoas vão aderir ao seu projeto quando ele estiver em fase de execução.
Pare de dar ouvidos aos pessimistas e conformistas: a maioria das pessoas nunca investirá em nenhum projeto pessoal pois empreender nos coloca em uma posição de visibilidade que assusta.
Fuja de parceiros que só desejam obter vantagens com o seu projeto sem oferecer nada em troca.
Busque o apoio de pessoas empolgadas, que possam agregar valor aos seus projetos! Busque pessoas inspiradoras, proativas e com conteúdo sólido. Porém, nunca se esqueça: você é a alma dos seus empreendimentos.
Não existem projetos pequenos. Existem mentes pequenas incapazes de enxergar o trabalho de formiguinha realizado por muitos empreendedores. Não importa o tamanho da sua empresa ou o alcance do seu projeto. Se ele for pessoal e proporcionar algum benefício a alguém já está valendo.
Não tenha medo de errar. Se um caminho não der certo, tudo bem. Recalcule a rota e siga em outra direção. A maioria dos empreendedores recalcula a rota muitas vezes.
Não tenha medo de ser pessoal. Não tente imitar as pessoas famosas. Faça algo que tenha a sua cara. As pessoas de sucesso devem te inspirar, mas não as copie. Ninguém se interessa por cópias.
Aprenda a se motivar.
Sustente a própria solidão. Todo aquele que decide investir em algo de seu vai despertar o ressentimento daqueles que gostariam de investir, mas que não têm coragem. Não espere por elogios ou incentivos. Mas se eles vierem, seja grato!
Este artigo foi escrito por Silvia Marques e publicado originalmente em Prensa.li.