Os principais impactos da tecnologia 5G
Recentemente, a tecnologia 5G chegou ao Brasil e, além de proporcionar mais velocidade e estabilidade em conexões móveis, ela pode gerar diversos impactos em nossa sociedade.
Portanto, se você quer descobrir quais são esses impactos e como eles podem afetar a sua vida tanto pessoal quanto profissional, continue acompanhando a leitura a seguir com atenção!
Tecnologia 5G: Quais são os principais impactos?
Basicamente, existem quatro áreas que serão bastante impactadas com a tecnologia 5G:
Mobilidade;
Saúde;
Educação;
Mercado de trabalho.
Entenda a seguir, com mais detalhes, sobre cada uma delas!
Mobilidade
Carros autônomos, isto é, que não precisam de um ser humano na frente do volante para serem movimentados, estão cada vez mais próximos da realidade. Diversas empresas já estão trabalhando neles.
E agora, com a chegada da tecnologia 5G (aliada à Inteligência Artificial), a tendência é que em breve nós possamos nos deparar com veículos que possuem essa característica.
Serão carros conectados, que sabem para onde têm que ir e onde precisam levar cada passageiro.
Basicamente, nós teremos formas de locomoção mais inteligentes, que proporcionarão uma verdadeira transformação na mobilidade urbana.
E falando em mobilidade urbana, outros três pontos que são relacionados a esse assunto (e ao 5G) valem a pena ser destacados: a segurança do trânsito, a eficiência energética de veículos e o meio ambiente.
Esses três pontos, se bem trabalhados com o 5G, também podem ser beneficiados e gerar melhorias para a população e para o planeta.
Saúde
Nos últimos anos, a área da saúde teve que passar por diversas mudanças e adaptações — em especial, por conta da pandemia de Covid-19. A telemedicina é um grande exemplo.
E agora, com o 5G (e também com o uso cada vez maior da Inteligência Artificial), essas transformações continuarão a acontecer nos próximos meses e anos.
Por exemplo, novos aplicativos devem ser desenvolvidos, novas formas de passar em uma consulta poderão ser criadas, sem contar que uma boa conexão aliada com máquinas e dispositivos inteligentes, pode representar uma melhor precisão em diagnósticos, exames, tratamentos etc.
Inclusive, já até se fala sobre a possibilidade de realizar cirurgias à distância!
Educação
Outra área que será impactada pela chegada do 5G é a Educação.
Por meio dessa mais nova tecnologia, será possível proporcionar uma experiência de ensino e aprendizagem muito mais profunda e completa.
Os estudantes, assim como os professores, terão muito mais possibilidades.
Além disso, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas online, aplicativos, realidade aumentada (RA), recursos e plataformas digitais etc. só tende a crescer.
Com isso, a educação, em geral, será muito mais imersiva, com inúmeras possibilidades para explorar em prol do ensino.
Mercado de trabalho
Até aqui, falamos sobre os impactos da tecnologia 5G mais associados a nossa vida pessoal. Porém, é inegável que essa quinta geração das redes móveis também influenciará o mercado de trabalho.
Imagine, por exemplo, o quão rápido será baixar ou enviar arquivos pesados e extensos? Ou ainda, fazer uma videoconferência em uma conexão estável, que não fica caindo e oscilando constantemente? Parece uma ideia interessante, não é mesmo?
Além disso, muitas indústrias que utilizam diversas máquinas e equipamentos em suas rotinas de trabalho, também poderão ser beneficiadas, por exemplo, com processos mais ágeis, otimizados e eficientes.
Isso sem falarmos sobre a utilização de robôs, das melhorias no atendimento ao consumidor, na experiência do cliente e na gestão logística, na geração de empregos (diretos e indiretos), no surgimento de novas profissões etc.
E, no final, esses e outros impactos da tecnologia 5G possibilitarão que nós possamos viver em Cidades Inteligentes, caracterizadas, principalmente, pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, as chamadas TICs!
Você já tem observado alguns desses impactos no seu dia a dia?
Este artigo foi escrito por Bruno Guerra e publicado originalmente em Prensa.li.