Pagamentos e varejo: as principais tendências e oportunidades da NRF 2025
A 3ª edição do Zoop Payments Leadership reuniu lideranças para apresentar o que há de mais inovador em varejo e pagamentos, tendências globais, estratégias e oportunidades identificadas na NRF 2025.
Compreender tendências globais e traduzi-las para a realidade do mercado brasileiro é uma tarefa desafiadora, mas indispensável. Por isso, na 3ª edição do Zoop Payments Leadership, líderes e especialistas se reuniram no Hotel Rosewood São Paulo a convite da Zoop e do iFood Pago em parceria com a Prensa para explorar as inovações apresentadas durante a NRF Big Show 2025, o maior e mais influente evento de varejo do mundo, que aconteceu entre os dias 8 e 15 de janeiro em Nova Iorque.
O encontro proporcionou uma imersão em tecnologia, inovação e estratégias que prometem redefinir a experiência do consumidor e fortalecer a competitividade das empresas brasileiras. Com base nesses pilares, do contexto global ao brasileiro, os especialistas Fernanda Bromfman, Líder de Commerce GCS no Google, George Homer, sócio-fundador da GH & Associados, Regiane Relva Romano, Diretora do Smart Campus Facens, Thomas Barth, COO do iFood Pago/Zoop, e Valmir Andrade Jr, Diretor da Privalia, compartilharam suas percepções em painéis e palestras que abordaram as principais tendências do setor de varejo e as oportunidades de transformação digital no Brasil.
Cada um, com sua expertise única, discutiu como as inovações tecnológicas, como inteligência artificial, automação e personalização, estão moldando a forma como as empresas se conectam com os consumidores e como essas mudanças podem ser aplicadas de maneira eficaz no mercado local. O evento destacou ainda a importância de uma abordagem estratégica que combine globalidade e localidade, preparando as empresas brasileiras para os desafios e as oportunidades de um mercado em constante evolução.
Por que a NRF?
Realizada anualmente em Nova York, a NRF Big Show funciona como um termômetro para as inovações tecnológicas, estratégicas e operacionais do setor. Neste ano, o evento destacou temas como inteligência artificial aplicada ao varejo, omnichannel e experiências personalizadas, apontando caminhos que empresas de todos os portes podem seguir para se manterem competitivas.
A escolha da NRF como tema da terceira edição do Zoop Payments Leadership reflete a preocupação em trazer insights globais para fomentar a evolução do varejo no Brasil, promovendo uma ponte entre inovações internacionais e a realidade local e reafirmando o compromisso da Zoop e do iFood Pago em promover discussões relevantes e atuais sobre os rumos do mercado.
Na abertura dos conteúdos do dia, Patrícia Fischer, Diretora Comercial no iFood/Zoop, que esteve na NRF pela terceira vez, apresentou alguns dados a respeito da 115ª edição do Big Show, que enfatizam a grandiosidade do evento:
+35.000 participantes de 95 países, sendo +4.000 brasileiros;
800 expositores;
+175 sessões de conteúdo e palestras.
Esse ano, o foco dos conteúdos esteve em temas como IA generativa e como ela está revolucionando a experiência do cliente, Metaverso e Web3, Retail media, sustentabilidade e a integração de canais para uma experiência omnichannel.
Participação de especialistas
O especialista em Varejo e Visual Marketing, George Homer, foi o responsável pela palestra magna do dia. Com mais de 30 anos de experiência em store branding, design de performance e setup de lojas, Homer, que já esteve em mais de 25 edições da NRF, trouxe uma visão abrangente sobre as inovações e as tendências globais observadas por ele em Nova Iorque.
Já o segundo momento do dia foi marcado por um painel dinâmico, que trouxe reflexões práticas sobre como as empresas brasileiras podem enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mercado apresenta. Moderado por George Homer, o debate reuniu Thomas Barth, Regiane Relva Romano, Fernanda Bromfman e Valmir Andrade Jr.
Os painelistas destacaram que o sucesso no varejo vai além da adoção de tecnologias: não existe uma única solução universal para os desafios do setor, mas sim a necessidade de identificar o propósito central do negócio, focar no core business e buscar parceiros estratégicos para as áreas complementares. A busca por ferramentas adequadas e o desenvolvimento de inteligência de negócios também foram mencionados como exemplos de soluções concretas para equilibrar o mundo físico e digital no varejo.
Thomas Barth enfatizou que a adoção de tecnologias deve ser simplificada para gerar o mínimo de atrito. “Se você não está resolvendo um problema real de alguém, você não está gerando valor”, afirmou.
A manhã no Hotel Rosewood São Paulo, o único 6 estrelas da América Latina, foi repleta de aprendizado, networking e momentos inspiradores. Além das palestras e debates conduzidos por grandes especialistas do setor, os convidados tiveram a oportunidade de saborear um café da manhã especial, que adicionou um toque de exclusividade e sofisticação à experiência.
Com o varejo mundial enfrentando um momento de intensa transformação, eventos como o Zoop Payments Leadership são essenciais para preparar empresas e profissionais para o futuro. A partir dos insights compartilhados, é possível identificar soluções práticas, antecipar tendências e alinhar estratégias de modo a atender às demandas do consumidor moderno e garantir a sustentabilidade dos negócios.