Pedro II: A Suíça Piauiense
Localização e clima
Cercada pela Serra dos Matões, no Estado do Piauí, a mais ou menos 200 quilômetros da capital Teresina, a cidade de Pedro II é conhecida como a Suíça Piauiense.
Isto se deve ao fato de estar localizada em uma altitude de aproximadamente 720 metros acima do nível do mar, contribuindo, desta maneira, para um clima surpreendentemente ameno, uma vez que contrasta com o escaldante calor que faz em praticamente todo o Estado piauiense.
Com temperaturas que variam entre 18 e 30 graus Celsius, fornecendo um agradável clima de montanha, o município é rico em cultura, história, gastronomia e ecoturismo, atraindo, deste modo, inúmeros visitantes para o lugar, quer seja para usufruir da serenidade da região, quer para ir em busca de aventuras e esportes.
As curiosidades da terra da opala
Pedro II leva este nome em homenagem ao ex-imperador do Brasil, conquanto este nunca tenha pisado no município, que é conhecido por ser detentor da única reserva de opala em todo o território brasileiro, pedra preciosa que, além daqui, só pode ser encontrada na Austrália.
Segundo os dados do IBGE, a população da Suíça Piauiense foi estimada em 38.812 habitantes em 2021, e multiplica ao receber turistas de todos os cantos em época de festividades, entre elas o Festival de Inverno, que ocorre uma vez no ano, especificamente no feriado de Corpus Christi.
É interessante frisar que, na cidade, há belas construções históricas, compostas por casarios e diversos outros imóveis de arquitetura portuguesa, com visual colonial como destaque.
O que fazer em Pedro II
Entre as atrações turísticas, o viajante pode visitar o Mercado do Artesão, onde encontrará a tradição do povo local, representada pela extraordinária cultura dos moradores e dos artistas da região. Neste ambiente, é possível adquirir produtos artesanais, inclusive feitos com a opala.
No Mercado do Artesão, ainda é possível encontrar a apreciadíssima gastronomia piauiense, além de artesanato feito em tecelagem, como peças de tapeçaria, redes, colchas, etc.
Além disso, o visitante também conta com outras opções para curtir Pedro II. Para aqueles que adoram aventuras e o contato direto com a natureza, podem se deliciar com as trilhas e as formações rochosas da região, além de se refrescar nas cachoeiras do Urubu Rei e Salto Liso.
Há também a possibilidade de praticar rapel, rali e outras atividades radicais, já que a cidade conta com estradas próprias para este tipo de esporte.
O Morro do Gritador é outro ponto turístico que atrai inúmeros visitantes, pois oferece uma vista fantástica de vales e montanhas. Com seus quase trezentos metros de altura, o Morro do Gritador consiste em um íngreme paredão verde, permitindo avistar outra cidade piauiense, Domingos Mourão.
Pedro II é, portanto, uma excelente opção de viagem e de lazer, além da oportunidade de praticar o ecoturismo. A cidade dispõe de boas hospedagens, deliciosas culinárias e a tranquilidade típica de uma cidade pequena.
O que está esperando para conhecer Pedro II? Saia já de onde estiver e parta para a Serra dos Matões.
Referências
https://jsantosp2.blogspot.com
https://www.otempo.com.br/turismo/suica-piauiense-1.290612
https://blog.ecoadventure.tur.br/pedro-ii-conheca-a-suica-piauiense/
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/pedro-ii/panorama
https://blog.ecoadventure.tur.br/pedro-ii-conheca-a-suica-piauiense/
Marco Cardoso
Redator Web, escritor e revisor de texto
Autor da obra ficcional A Penumbra das Trevas
Para mais informações, visite o link
https://bio.uiclap.com/marco_cardoso_prof_escritor
Este artigo foi escrito por Marco Cardoso e publicado originalmente em Prensa.li.