Perfume é Tech
Perfumes podem ter aromas de jasmim ou rosas búlgaras mas, paradoxalmente, as fragrâncias são a última fronteira dos produtos de beleza naturais . Ao contrário dos produtos para a pele, cabelos e cosméticos - que os químicos podem formular inteiramente com ingredientes derivados de botânica, em vez de produtos sintéticos - a indústria de perfumes foi alimentada exatamente pelo oposto: mimetismo sintético de ingredientes naturais. Quando você sente o cheiro de lavanda ou rosa em um perfume, talvez 90 por cento das vezes o que você está realmente sentindo é um composto de linalol ou acetato de geranila, réplicas feitas em laboratório das flores em flor.
Tem sido assim desde o final dos anos 1800, quando as moléculas aromáticas sintéticas foram introduzidas. Pela primeira vez, aromas preciosos estavam disponíveis a preços que a classe média em ascensão podia pagar. ""Os produtos artificiais eram mais fortes, mais duradouros e mais baratos"", diz Mandy Aftel, perfumista e autora de Fragrant: The Secret Life of Scent (Riverhead Books). Com a passagem do natural para o sintético, nasceram os grandes perfumes como o Chanel nº 5 e o Shalimar da casa Guerlain.
Mas as réplicas químicas da coisa real não estão exatamente na moda agora, então as grandes casas de fragrâncias - Firmenich, Givaudan, International Flavors & Fragrances (IFF) - estão trabalhando duro para inovar maneiras de criar perfumes mais naturais. Não que as notas naturais sejam melhores que as sintéticas per se, mas são mais uma ferramenta do kit do perfumista e que apela ao apetite do consumidor por produtos mais naturais.
Todavia, é complicado formular perfumes com ingredientes naturais. Eles não duram tanto na pele. Uma solução de alta tecnologia encontrada pelos químicos e perfumistas está no uso da inteligência artificial para medir a intensidade do cheiro de um perfume ao longo do tempo. Eles podem então aumentar a concentração de um ingrediente ou combiná-lo com algo complementar que torne seu efeito mais poderoso. A rosa pode ser realçada por outras notas, naturais ou sintéticas, que não competem com o floral clássico, mas deixam o cheiro mais inebriante. E novas técnicas de destilação podem tornar as fragrâncias naturais tão complexas quanto qualquer coisa que um perfumista poderia imaginar em um laboratório.
Para Yves Saint Laurent Libre Intense , o óleo essencial de lavanda é fracionado com dióxido de carbono até que cheire como a lavanda mais fresca e brilhante que você poderia colher na Provença (lavanda verdadeira é muitas vezes evitada porque suas dicas de ervas e amadeiradas dão aos perfumes uma qualidade de colônia). E CK Everyone da Calvin Klein é a primeira fragrância da marca a conter 77% de ingredientes ""derivados naturalmente"" (aqueles que contêm matérias-primas que foram ajustadas em um laboratório).
Mas e quanto à questão da sustentabilidade? Você não pode colher demais o acetato de geranila, mas pode colher em excesso sua musa, a rosa. O desafio é justamente ter o suficiente do material natural para produzir perfumes.
Mas os materiais inovadores estão oferecendo um caminho mais sustentável para o futuro. Os bioengenheiros estão desenvolvendo variedades de leveduras que podem ser fermentadas em um punhado de notas, incluindo pêssego, manga, damasco, coco e rosa. E os resíduos botânicos estão sendo reaproveitados para criar óleos essenciais , como usar polpa de maçã que, de outra forma, seria descartada em fábricas de processamento de alimentos.
Na International Flavors & Fragrances (IFF) as folhas de açafrão descartadas são destiladas em óleo com notas de pimenta e frutas cítricas, e o extrato de carvalho é retirado da madeira colhida para barris de vinho e licor . Ao criar CK Everyone , o perfumista Alberto Morillas equilibrou as notas para seu cheiro e pegada ecológica, obtendo à fragrância a certificação ambiental Silver Material Health Cradle to Cradle.
As verdadeiras inovações no horizonte são aquelas que vão disponibilizar mais produtos botânicos de formas que tenham um impacto menor no meio ambiente. Isso levará tempo - nem todas as flores estarão disponíveis ao mesmo tempo , mas mesmo um pequeno diamante em um anel faz a diferença.
Este artigo foi escrito por Walter Junior e publicado originalmente em Prensa.li.