Personagens que foram prejudicados pelo roteiro
Daenerys Targaryen - Game of Thrones (IMDB)
Ao assistir uma série ou um filme, muitas pessoas acabam se apegando aos personagens e torcendo para que eles tenham o tão sonhado final feliz. Mas, algumas vezes, a frustração vem do próprio desenvolvimento da narrativa, fazendo com que a trama criada pelos roteiristas não faça jus à trajetória construída até ali. Então, eis uma lista de personagens que foram prejudicados pelo roteiro e suas incongruências.
Castiel - Supernatural
Misha Collins como Castiel, em Supernatural (IMDB)
Supernatural foi uma série que foi declinando em muitos aspectos, mas a questão de desenvolvimento de história foi muito evidente. Com as cinco primeiras temporadas muito fortes, foi passando por altos e baixos em uma verdadeira montanha russa de emoções para todos os fãs da série até o final.
E um dos personagens que mais sofreu com essa crise de roteiro foi Castiel. O anjo do Senhor foi abraçado pelo público de tal maneira que passou de uma figura que iria aparecer em apenas um episódio, para se juntar aos irmãos Winchester como protagonista.
Castiel não teve folga. A produção matou o personagem diversas vezes em uma tentativa frustrada de se livrar dele, já que a audiência nunca recebeu bem seus constantes óbitos, fez com que os irmãos o culpassem de situações que ele pouco (ou nada) tinha o que fazer sobre, brincaram com os sentimentos do público em um grande queerbaiting descontrolado quando se tratava de seu relacionamento com Dean Winchester.
A lista de injustiças é longa até chegar no final da série, onde ele finalmente verbaliza seus sentimentos amorosos para Dean, que até hoje há uma negação sobre o fato por parte de
pessoas da produção e alguns atores, e logo em seguida, ele é levado por uma entidade maligna e morre. Um final nada feliz para um dos personagens mais queridos da série toda.
Tracy (mother) - How I Met Your Mother
Tracy/Morher (Cristin Milioti) tocando ukulele - How I Met Your Mother (IMDB)
Se tem uma série cujo final dividiu opiniões foi How I Met Your Mother. E, apesar de uma parcela dos fãs concordarem com o destino final de Ted Mosby, a maioria ficou frustrada com os ocorridos com a personagem de Tracy.
Depois de tanto tempo esperando e a conhecendo somente através das falas do protagonista, a tão perfeita alma gêmea de Ted só é apresentada como uma figura atuante de fato na última temporada e divide poucos momentos com ele durante os episódios. Muito tempo é gasto mostrando a interação dela com os outros e, mesmo assim, é praticamente impossível não se encantar com sua personalidade e sua história.
Mas, como quem viu sabe, existe uma explicação para Tracy não ter aparecido no futuro com Ted e, além de partir o coração, é extremamente frustrante pra quem esperou por ela tanto tempo assim.
Joey Tribbiani - Friends
Joey Tribbiani (Matt Leblanc) como Dr. Drake Ramoray em Friends (IMDB)
Friends é uma série icônica e admirada até hoje, ganhando cada nova geração que surge. Mas, se parar para analisar o destino final dos personagens, Joey não se deu tão bem quanto os outros amigos.
Joey foi um amigo fiel e prestativo, sempre se colocando à disposição para ajudar, além de ser muito divertido. Porém, quando a série deu fim às histórias, Joey foi o mais injustiçado. Todo mundo ou casou, ou teve filhos, ou se mudou para o subúrbio de Nova Iorque e ele ficou sozinho em seu apartamento de sempre, sem encontrar um amor, com uma carreira ainda incerta e longe de seus amigos.
Os produtores chegaram a criar uma série solo para o personagem, que se mudou para Los Angeles para tentar melhorar sua carreira, mas não foi aceita pelo público, não criando uma boa audiência e foi cancelada após apenas uma temporada.
Rey - Star Wars
Daisy Ridley como Rey em Star Wars IX
A última trilogia lançada de Star Wars contou com muitas críticas tanto dos profissionais especializados quanto do público. Um ponto criticado a ser analisado aqui é o desenvolvimento da protagonista, Rey.
Ela começa forte no primeiro filme, se mostrando uma pessoa de fibra, com um bom coração, temperamento forte, principalmente em relação a injustiças, um domínio sem explicação para controlar a Força e envolta de mistérios sobre sua origem, todos os ingredientes que um protagonista de Star Wars precisa ter.
Mas tudo acaba indo ladeira abaixo com o passar dos filmes. A história de Rey se perde conforme ela se envolve com seu antagonista, Kylo Ren. A relação com o mestre Skywalker não se desenvolve o suficiente para que ela tenha uma compreensão adequada do que é ser uma Jedi. E, tudo se perde completamente quando se revela sua real origem, com a volta do Imperador, que, honestamente, ninguém pediu.
Os últimos filmes de Star Wars foram fracassos em praticamente tudo e, com isso, eles levaram ao declínio uma ótima personagem que poderia ter sido uma grande experiência para a franquia.
Alex Karev - Grey’s AnatomyJustin Chambers como Alex Karev em Greys Anatomy (IMDB)
Grey’s Anatomy já se perdeu muitas vezes em suas histórias em suas quase 19 temporadas. É praticamente impossível manter a coerência depois de tantos anos da mesma coisa.
Um personagem recente que sofreu com as decisões de roteiro e fez todos os fãs da série se sentirem inconformados foi Alex Karev. O médico que foi de bad boy, pegador e odiado a cirurgião pediatra, casado e fiel teve um final que coloca toda sua evolução de caráter na lata do lixo.
Apesar da culpa do desfecho de Alex ter vários fatores como a recusa do ator a gravar os últimos episódios e a interferência direta da showrunner Shonda Rhimes no fechamento do arco do personagem, o roteiro poderia ter sido muito melhor desenvolvido ou somente ter ficado no clichê de Grey’s Anatomy que o público já está acostumado, fazendo o personagem morrer de alguma forma trágica.
Mas foi decidido que não somente ele iria sair da série mas também teria uma atitude revoltante para com os outros personagens, com a audiência e que não combinava com sua personalidade, abandonando sua esposa, não se despedindo de Meredith propriamente e indo viver uma vida que estava tão no passado que ninguém se lembrava mais.
Daenerys Targaryen - Game Of Thrones
Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) renascendo no fogo (IMDB)
Não seria possível fechar essa lista com outra pessoa que não fosse a mãe dos dragões. O que aconteceu com Daenerys Targaryen vai ficar marcado na lembrança de quem acompanhou sua trajetória por muitos anos ainda.
Daenerys era a rainha. Ela estava destinada ao trono, a liderança, a colocar um fim no jogo dos tronos e trazer a liberdade para o povo que só havia visto guerras e disputas por poder, que custaram inúmeras vidas inocentes.
Não somente sua história, mas todo o enredo da série parecia seguir para o momento emblemático em que a filha da tormenta sentaria no trono de ferro e governaria Westeros e todos outros povos ao redor de forma justa e livre.
Mas a quebradora de correntes não chegou nem a sentar no trono. Em uma sequência de péssimas decisões de roteiro, a rainha amada, justa e coerente, que conseguiu conquistar a simpatia do povo por onde passou e punir os tiranos e criminosos, seguiu os passos de seu pai e enlouqueceu, sem explicações ou indícios, trazendo um terror sem fim para o povo que poderia estar pronto para recebê-la. E ainda por cima foi morta por seu amante (e sobrinho) que achou que essa era a única forma de impedir que ela continuasse com sua loucura.
Uma protagonista completamente amada e adorada, que criou muita expectativa e emoção durante todos os anos que a série esteve no ar e que nunca decepcionou, foi completamente descartada e desconfigurada por um roteiro pobre e cheio de furos de trama, que colocou sua trajetória de luta por justiça e liberdade como apenas um sinal de loucura e megalomania que nunca havia sido abordado antes durante a narrativa.
Este artigo foi escrito por Giovana Ribeiro e publicado originalmente em Prensa.li.