Quando sua equipe de trabalho aumenta devido a contratação de um novo funcionário, se faz necessário que ele seja apresentado ao contexto básico da rotina de trabalho.
Neste artigo, iremos abordar o uso do Pipefy, ferramenta que pode automatizar esse processo. O exemplo que será usado é de um novo Desenvolvedor front-end entrando para um time e recebendo acesso ao repositório de código no Github.
Como requisito básico, é necessário o cadastro ou login na plataforma do Pipefy. Após o processo de autenticação, você provavelmente verá a seguinte dashboard:
Clique em Templates e selecione a opção Recursos humanos, para criar a pipe use o template: "Onboarding de Colaboradores":
Após a pipe ser criada, você será redirecionado para a dashboard contendo um kanban com alguns exemplos de possíveis fases do processo de onboarding.
Para o processo de onboarding padronizado ocorrer é necessário coletarmos alguns dados do colaborador.
O Pipefy já nos fornece um serviço que facilita essa coleta. Acesse pela aba Formulário e edite o formulário padrão, arraste um campo de texto curto para o formulário e nomeie como: "Username do Github".
Utilize a seguinte configuração no campo:
Clique em Salvar e ao final você verá o campo adicionado ao formulário:
Próximo passo será configurarmos o Trigger que adicionará o colaborador ao time no Github utilizando a plataforma: Pipedream
Realize o processo de autenticação na plataforma do Pipedream e, ao final, você será redicionado para a seguinte dashboard:
Crie um novo workflow e adicione o trigger do Pipefy:
Selecione a opção Card Created(Instant):
Gere um novo token de acesso à API do Pipefy por meio deste link e o utilize para realizar a conexão do Pipedream e da seu kanban no Pipefy:
Após isso, colete o ID da sua pipe pela url da dashboard no Pipefy:
Depois, selecione a sua conta adicionada e preencha o ID da pipe:
E seu trigger já vai estar configurado! Toda vez que algum novo colaborador preencher o formulário ou ocorrer alguma adição manual, este trigger será disparado.
Próximo passo é configurar o primeiro step. A função dele será buscar os dados do card que foi criado, para isso usaremos a API do Pipefy:
Crie o próximo step adicionando o Pipefy e selecione a função: "Use any Pipefy API in Node.js"
Ela nos permitirá usar qualquer uma das chamadas da API do Pipefy. Selecione sua conta como já feito acima, e na seção "Code", utilize o código como no exemplo abaixo:
Caso tudo funcione, o próximo passo é realizar a requisição na API do Github. É válido consultar a documentação do endpoint de adição de colaboradores em um repositório.
Crie mais um Step e adicione o Github, também usando a opção: "Use any Github API in Node.js":
Conecte sua conta do Github ao Pipedream, e na seção code, utilize o seguinte código:
Se atente para substituir os dados do username e do repositório aos quais você deseja adicionar a automação, bem como vale a atenção a qual a posição do Array de fields se encontra o dado de username configurado no Pipefy.
Utilize o resultado do step que busca os dados do card para copiar o path do username:
Após isso, nos resta realizar o deploy e verificar se está tudo funcionando corretamente, pode-se realizar o teste com o preenchimento do formulário ou com alguma adição direta no Pipefy:
Acompanhe na dashboard do Pipedream:
E, ao final, verifique se a solicitação foi enviada nas configurações do repositório no Github:
Obrigado por acompanhar o tutorial até aqui!
Este artigo foi escrito por Gustavo Henrique e publicado originalmente em Prensa.li.