Revolucionando a maneira como oas brasileiros fazem pagamentos e transferências em tempo recorde e responsável por incluir mais de 70 milhões de usuários no sistema financeiro, o PIX completa 3 anos como uma das disrupções financeiras que mais impactou o cotidiano do brasileiro.
Per capita
Número relatados pela Conexão Real, do Banco Central, afirmam que cada brasileiro fez cerca de 20 transações pelo Pix em setembro de 2023, totalizando 3,9 bilhões de operações. Até outubro, eram mais de 161 milhões de usuários do serviço, sendo aproximadamente 147 milhões de pessoas físicas e 15 milhões de pessoas jurídicas.
Crescente no comércio
Em 2020, oo percentual de utilização do Pix no comécio e em empresas era de 10%. Três anos depois, chegou a 41% das transações.
Futuro Pix
“O BC está trabalhando para que o Pix Automático esteja disponível para toda a população no final de 2024. Ele vai permitir pagamentos recorrentes de forma automática, facilitando a vida dos usuários. Mediante uma autorização prévia, o usuário vai poder ter determinado pagamento debitado, de forma automática, todo mês, sem precisar lembrar de pagar a fatura e fazer um agendamento ou uma autenticação a cada operação”, disse Mayara Yano, Assessora Sênior da Gerência de Gestão e Operação do Pix do Banco Central.
Recordes:
+155 milhões de usuários cadastrados
+ 66 bilhões de transações
+ 670 milhões de chaves ativas
+ R$300 milhões transacionados por ITP
+ 66 milhões de operações diárias
Fonte: Banco Central