Por que a Wikipédia não é mais uma fonte confiável?
A Wikipédia é um dos sites mais clássicos da internet. Mesmo com 20 anos de história, o site consegue ainda ser um dos mais acessados no mundo. Em um levantamento realizado em 2021, a Wikipédia ocupou o quinto lugar no ranking dos sites mais acessados, com 6.1 bilhões de acessos por mês.
Fundada oficialmente em 15 de janeiro de 2001, a plataforma surgiu como um complemento a outra enciclopédia virtual, a Nupedia, que, por sua vez, se tratava de um site onde especialistas e colaboradores capacitados adicionavam artigos de forma voluntária e gratuita. A ideia de democratizar o conhecimento continuou presente na Wikipédia que, atualmente, se mantém consolidada como a maior enciclopédia virtual da internet.
Apesar de seu renome, a Wikipédia é constantemente contraindicada como uma fonte de informações confiáveis. Saiba como essa se tornou a principal imagem da Wikipédia.
Conteúdo do artigo:
O que é a Wikipédia?
O site é uma fonte confiável?
Atitudes para tornar a Wikipédia mais confiável
O que é a Wikipédia?
A Wikipédia é uma enciclopédia de licença livre escrita de forma colaborativa. Atualmente, o site possui mais de 59 milhões artigos, escritos e editados por mais de 103 milhões de usuários, em 303 idiomas diferentes.
O conceito de “Wiki” veio antes da própria Wikipédia. Wikis são sites onde o conteúdo pode ser alterado livremente pelos usuários, sem a necessidade de uma revisão. Esse conceito foi apresentado aos fundadores da Nupedia que, na ocasião, buscavam uma forma de ampliar o site e o tornar mais livre. Assim, surgiu a Wikipédia.
Com o passar dos anos, a Wikipédia acumulou milhares de artigos de conteúdos e temas variados. Você quer ler sobre a guerra no Afeganistão? Existem artigos na Wikipédia sobre isso. Talvez o assunto que esteja buscando seja sobre fecundação, e você pode encontrá-lo aqui! Ou, quem sabe, sua pesquisa é algo mais específico, como um jogo não muito conhecido chamado LSD dream emulator... é possível encontrar conteúdo com apenas uma rápida pesquisa pela Wikipédia.
O site é uma fonte confiável?
A resposta é: depende. Em uma entrevista para o podcast LockdownTV, Larry Sanger, cofundador da Wikipédia, afirmou que o site atualmente apresenta verdades parciais. Graças à natureza open source da enciclopédia, qualquer um pode adicionar ou editar um artigo com o intuito de manipular as informações e, consequentemente, a opinião do leitor.
Um exemplo dessa ação pode ser observado principalmente em figuras públicas. Um político pode distorcer os dados presentes em sua página na Wikipédia com o propósito de melhorar sua imagem — a mesma ação pode ser feita para manchar a imagem de outra pessoa. Essa manipulação não se detém na política; empresas famosas, artistas e influenciadores podem utilizar os recursos do site para alterar sua imagem.
Isso não só é uma possibilidade como, segundo Sanger, existem empresas dedicadas a isso. As organizações escrevem artigos encomendados para manipular a opinião pública e beneficiar, ou prejudicar, alguém.
Além dos problemas acerca da manipulação pública, ainda é preciso levar em conta que muitos dos artigos publicados na Wikipédia são escritos e corrigidos por usuários voluntários não especialistas no assunto, o que atrai mais críticas para a credibilidade da plataforma.
Para evitar desinformação, os próprios voluntários da Wiki recomendam a verificação das informações vistas no site.
Além disso, é recomendável verificar as referências do conteúdo — principalmente caso seja de um assunto sensível, como religião, política, eventos históricos ou saúde.
Atitudes para tornar a Wikipédia mais confiável
Algumas atitudes podem ser tomadas para melhorar a imagem da enciclopédia. Na Wikipédia atual não é necessário identificar os envolvidos na criação e edição de um conteúdo, detalhe esse que, segundo Sanger, deve ser alterado.
Acabar com o anonimato dos colaboradores pode ser um bom começo para garantir uma maior credibilidade ao conteúdo. Além disso, caso o artigo seja feito ou patrocinado por uma empresa, ela também deve ser identificada nos créditos do conteúdo.
Também, como comentado anteriormente, checar as referências e expandir o leque de pesquisa é essencial para evitar desinformação.
Mas não é necessário evitar a todo custo o uso da Wikipédia como fonte de informação. Por mais que o site não deva ser usado como única fonte de referência, ele serve como um complemento às pesquisas.
O que achou deste conteúdo? Leia mais artigos como este clicando aqui!
Referências Ranked: The 50 Most Visited Websites in the World, Lockdown TV, wikipédia.
Este artigo foi escrito por Gabriel Pereira e publicado originalmente em Prensa.li.