Por que não temer o Enem?
Imagem do UOL Educação
As inscrições do Enem abriram no dia 10 de maio! Mas, e agora?
Para os vestibulandos, o Enem é o bilhete premiado para a entrada no curso superior e por isso é muito importante a dedicação no processo até o dia da prova.
A dedicação e força de vontade para fazer a prova encoraja o estudante a prosseguir nos estudos para se sair bem no exame. Contudo, durante o processo pode surgir o medo do enem e insegurança.
Após ouvir 4 amigos e vestibulandos de cursos valorosos para a área da saúde, os futuros calouros alegam em conjunto que “o medo tem aumentado na medida em que se aproxima o dia da prova. Além disso, a pressão e a insegurança provindas das emoções internas, também têm sido enfrentadas durante a preparação, sendo o medo inevitável.”
Similarmente, vale ressaltar como é a estrutura do Enem que exige tanto do estudante:
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação ( 45 questões, dia 1)
– Ciências Humanas e suas Tecnologias ( 45 questões, dia 1)
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias ( 45 questões, dia 2)
– Matemática e suas Tecnologias ( 45 questões, dia 2)
O conteúdo do Enem é de todo o Ensino Médio, embora não caia ele por completo. Sem saber o que vai estar na prova, o vestibulando procura estudar boa parte dos temas.
Porém, como lidar com o medo desta prova tão importante na vida dos vestibulandos?
Vamos analisar um filme que trabalha com essa questão?
Prepara a pipoca!
Operação Supletivo – Agora vai!
(Imagem: Divulgação)
Esta obra cinematográfica traz o comediante e ator, Kevin Hart, interpretando o adulto Teddy, um homem que não concluiu o ensino médio e trabalha em um emprego considerado bom para ele.
Mas depois que um imprevisto acontece e ele perde o emprego, ele busca uma oportunidade melhor. Contudo, como fazer isso se não possui um diploma?
O protagonista começa a fazer supletivo para passar na prova final e conseguir o diploma e o emprego dos sonhos.Todavia, quem disse que era fácil?
De modo bem humorístico, o filme mostra Teddy lidando com sua dificuldade de aprendizagem e o medo de não conseguir passar na prova.
O interessante da obra é que Teddy não conseguiu passar na avaliação final de primeira. Ele tentou várias e várias vezes, até conseguir.
E quando ele conseguiu, depois de muita persistência e prosseguir mesmo com medo, o fruto de estudo árduo durante um bom tempo valeu mais do que a pena.
Da mesma forma acontece com o Enem. Teddy teve medo da prova, e a fez mesmo assim. Teddy é a representação do estudante que está se preparando para o Enem.
Não tenham medo do vestibular. Ele que deveria temer a força e garra que cada estudante possui.
Façam como Teddý: utilizem a técnica que mais se encaixa com você e não desistam diante de um “não”, pois foi o “não” que se transformou no “sim” mais edificante da vida dele.
Ei, estudante! Está pronto para ser aprovado?
As inscrições para o Enem estarão abertas entre os dias 10 a 21 de maio neste site.
Este artigo foi escrito por Sarah Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.