Por que Selena Gomez, uma das mulheres mais seguidas do Instagram, odeia a rede social?
Em 2018, Selena Gomez perdeu o título de pessoa mais seguida do Instagram para o craque português Cristiano Ronaldo.
Atualmente, a atriz e cantora acumula mais de 300 milhões de seguidores e permanece no pódio das artistas mais seguidas da plataforma, um número considerável para uma pessoa que está há mais de 4 anos sem utilizar o Instagram.
Desde 2017, o perfil da artista é administrado por sua equipe, depois dela decidir se retirar da rede social por questões de saúde mental.
“Quanto mais velha eu ficava, mais eu evoluía e percebia que precisava assumir o controle do que estava sentindo. Eu queria ser capaz de me olhar no espelho e me sentir confiante de ser quem eu sou. Fazer uma pausa nas redes sociais foi a melhor decisão que já tomei para a minha saúde mental. Criei um sistema onde ainda não tenho minhas senhas. E o ódio desnecessário e as comparações foram embora assim que desliguei o telefone. Terei momentos em que aquela sensação estranha voltará, mas agora tenho um relacionamento muito melhor comigo mesmo” - relata a cantora em entrevista para a revista InStyle
Para quem não acompanhou, desde o início de seu antigo relacionamento com o cantor Justin Bieber, a artista passou a ser alvo de muitos comentários negativos na Internet.
Mesmo após o fim do relacionamento, Selena ainda continuou vítima de comentários maldosos de diversos tipos: como sobre sua capacidade vocal, seu corpo e a sua carreira.
Um dos gatilhos aconteceu quando ela recebeu uma enxurrada de críticas ao publicar fotos de biquini no Instagram, um pouco depois ela fez uma publicação informando que ficaria longe da rede.
A cantora sofre com constante mudança de peso por consequência de um transplante renal que se submeteu em seu tratamento contra o lúpus no fim de 2018. Porém, nem isso colocou freios em quem destila veneno nas redes sociais.
Reprodução: Instagram
Na mesma época, Selena foi internada em uma clínica psiquiátrica por passar por "crises nervosas", segundo o TMZ. O fato é que Selena Gomez não estava passando por um bom momento de sua vida e o Instagram foi um dos percursores para esse mal-estar.
Reprodução: TikTok
Recentemente, Selena passou a ser usuária assídua do TikTok e parece estar se dando bem com a rede social. Inclusive ela afirmou em um comentário na rede “não se importar mais com o Instagram”.
É fato que figuras públicas estão suscetíveis a críticas e a comentários negativos, e ver artistas como a Selena tomando uma medida tão radical, para muitos, pode parecer exagero.
Mas é cruel considerar exagero a dor do outro quando não somos capazes de entender o sentimento que ler todos esses comentários podem causar.
De qualquer forma, as redes sociais, em algum momento, já afetaram o bem-estar virtual da maioria dos seus usuários e a forma como elas são usadas influenciam diretamente na saúde mental das pessoas.
Se afastar definitivamente das redes nem sempre vai ser uma opção para a maioria dos utilizadores, mas é necessário avaliar quais estratégias e recursos estão disponíveis para tornar o espaço virtual mais saudável.
-
Confira também: Você consome a Internet ou ela consome você? 4 práticas para melhorar seu bem-estar virtual.
Este artigo foi escrito por Arthur Santana Domingues e publicado originalmente em Prensa.li.