Por que ver televisão a cabo atualmente?
(Foto por Dario via Unsplash)
Uma viagem no tempo
Em 1992 você ligava a ligava a TV de manha e dava de cara com o Xou da Xuxa.Talvez não gostasse da rainha dos baixinhos, então, podia mudar de canal.Existiam mais 6 canais para escolher:
Cultura(CANAL 2)
SBT (CANAL 4)
RECORD(CANAL 7)
MANCHETE(CANAL 9)
REDE OM/GAZETA(CANAL 11)
BANDEIRANTES(CANAL 13)
A única opção para quem não gostasse das programações desses canais era desligar a TV e ouvir rádio.
Viajamos no tempo e olhamos a TV em 2005.
A TV a cabo já existia e com ela vinham muitos conteúdos de canais diferentes. Podíamos ver um filme ou uma série que ainda demorariam ou nunca iriam para TV aberta.
A desvantagem era ter que esperar a hora certa da transmissão e ficar entediado nos comerciais.
Segundo as estatísticas mostradas no site Portal Imprensa no ano de 2005 a audiência da TV a cabo, teve um aumento expressivo.
Só como comparação com o ano de 1992, o telespectador tinha um cardápio de 25 canais para escolher.
Conteúdo para todos
Estamos em 2022 e vivemos em uma explosão de informações.
Hoje em dia em qualquer aparelho que tenha uma tela, pode receber conteúdo, existem até geladeiras nas quais você pode ver vídeos.
Pessoas e empresas se esforçam para produzir cada vez mais entretenimento, notícias e até mesmo conhecimento para um público cada vez maior. Tudo isso tem vantagens e desvantagens.
As vantagens são:
Temos um leque maior de escolhas e podemos seguir o que mais nos agrada;
Pela grande concorrência,a qualidade aumenta tanto em produção como em conteúdo;
Os conteúdos ficam cada vez mais acessíveis;
As desvantagens são:
Ficamos perdidos nesse mar de informações e tendemos nos fechar em uma bolha de conteúdos que estamos acostumados;
A exigência por novidades começa a ficar impossível de saciar;
Requentar conteúdos começa a se tornar normal (remakes de filmes, novelas e séries, continuações intermináveis de filmes e edições infindáveis de reality shows);
TV aberta/fechada X Streamings
No momento que escrevo esse texto existem os Streamings, são empresas ou conglomerados de empresas de mídia, que transmitem seu conteúdo para um aparelho seja smart TV, computador ou celular.
Quando temos a assinatura desses streamings obtemos acesso a series, filmes e documentários, sem comerciais e na hora quisermos.
Então porque assinar tv a cabo se com o dinheiro que gastamos com ela podemos gastar nos streamings?
Não sei ao certo, chego a pensar que é gosto mesmo. São costumes adquiridos por gerações. Pessoas ainda ligam na globo só para ter um barulho na casa.
A existência de canais como a Rede Tv ,que lucra com programas de fofoca e pegadinhas, prova que o gosto das pessoas não muda de uma hora pra outra, só porque um novo jeito de ver tv está por ai.
Digo novo porque apesar da netflix estar por aqui desde 2011 os streamings só se popularizaram durante a pandemia. Então ainda ninguém sabe como a tv aberta e fechada vão conseguir sobreviver com essas novas tecnologias.
Zapeando pela tv a cabo
Eu adoro zapear pela tv a cabo, acredito que muita gente também goste e se isso fosse algo que rendesse algum dinheiro, existiriam muitas pessoas dispostas a ficar com o controle remoto na mão, pulando de canal em canal.
Foi mudando de canal que um dia achei no canal Music Box Brazil um especial da banda ou movimento musical, Sunflower Jam e gostei muito. Música bonita e agradável de ouvir em uma produção linda, feita no lago Paranoá em Brasília.
Fiquei vendo o show até acabar e foi um dos motivos que me fez escrever esse texto.
Outro programa que nunca tinha visto na vida foi o reality show que acompanha a vida de uma empresa de guincho nos EUA, vi na TruTV e o título é Os rebocadores.
Pode parecer um programa inútil e que ninguém veria?
Sim.
Mas é por isso que a tv a cabo existe, para ser um grande catálogo de programas no qual as pessoas escolhem conforme seu humor.
Acredito que esse seja o real motivo das pessoas ainda assinarem e empresas continuarem gerando conteúdo para nosso divertimento.
Eu vou continuar zapeando por aqui, se vocês quiserem mais textos sobre tv em geral é só pedir nos comentários.
Este artigo foi escrito por Cássio Racy e publicado originalmente em Prensa.li.