Por que você não deveria ter medo de usar cartão de crédito
Muitas pessoas vislumbram no cartão de crédito um vilão que chega a ser pior que Thanos ou o Coringa, mas a verdade é que com o uso consciente, ele pode ser uma ferramenta prática para pagar as compras no dia a dia. A estratégia é simples: você deve analisar os seus gastos mensais que faz com dinheiro ou cartão de débito para que compre na modalidade crédito os mesmos valores. Para isso, você deve calcular todos os seus rendimentos mensais e pensar quais os valores podem ser destinados para cada compra mensal.
Pode não parecer uma tarefa fácil, mas aqui entra a questão da educação financeira e ter isso em mente é essencial para poder ter equilíbrio entre receitas e despesas e fazer com que o salário chegue ao fim do mês. Vale apontar que sei o quanto é desafiador gerenciar todos os gastos em meio à inflação vivida no Brasil em 2022. Mas vamos aos fatos do porquê o cartão de crédito pode ser um aliado e não um vilão do gerenciamento financeiro.
Praticidade
O primeiro fator que faz com que eu utilize cartão de crédito é a praticidade nas compras. Isso sem mencionar que alguns sites da internet somente aceitam cartões de crédito ou débito como forma de pagamento. Nas lojas físicas, atualmente, quase sempre os cartões de crédito são aceitos como pagamento e, principalmente, após a pandemia, quando milhares de pessoas pararam de utilizar o dinheiro para pagar as despesas.
Para mim, o cartão de crédito é prático, pois podemos acompanhar os gastos por meio de aplicativos instalados no celular e não mais ver o quanto gastamos apenas no fim do mês com a chegada da fatura. Quem for mais velho, deve lembrar mais de que funcionava assim e nós só conferíamos os gastos ao receber a fatura em um passado não tão distante.
Facilidade para organizar as finanças
Com o uso do cartão de crédito, você pode conferir todos os gastos do cotidiano na hora que quiser ao dar uma olhada no aplicativo. A dica aqui é que você faça isso e estabeleça um teto de gastos que não deve ser ignorado. Por isso, sempre reflita sobre as suas compras quando for ao supermercado, a uma loja ou estiver colocando algo no carrinho de compras em um site. Afinal, além da fatura do cartão, você deve contar com as faturas de luz, internet, água, aluguel ou financiamento.
Possibilidade de parcelamento das compras
Outra facilidade somente disponibilizada pelo cartão de crédito é o parcelamento de compras. Isso é muito importante sobretudo quando vamos comprar um item mais caro, como uma bicicleta ou um eletrodoméstico para casa.
Também pode ser feito com o uso de um cartão de uma loja específica, por exemplo, mas eu pessoalmente prefiro ter a liberdade para escolher a loja com o melhor preço e comprar parcelado no cartão de crédito. Sem falar que acho mais fácil centralizar todas as minhas compras em um só lugar para controlar os gastos mensais em vez de ter vários cartões de loja.
Programas de bonificação
Outra vantagem do uso dos cartões de crédito é que alguns deles contam com a vantagem dos programas de bonificação. Você junta pontos a partir das compras feitas com o cartão e depois pode trocar por itens como viagens, assinaturas de aplicativos ou outros produtos que preferir, o que gera uma economia de dinheiro.
Se você é correntista de um banco, pode conversar com seu gerente para saber se eles oferecem algum cartão com benefícios que tenha isenção de anuidade ou um valor de anuidade que compense a participação nesses programas de bonificação.
Se você não vê vantagem em participar desses programas, sugiro que tenha um cartão que não pague anuidade para não ter que arcar com esse custo em vão. Muitos bancos digitais já disponibilizam cartões que são isentos de anuidade, tais como o Nubank e o Inter. Em suma, aproveite essas facilidades, mas aprecie com moderação.
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.