Por que investir em Análise de Dados se eu sou um Advogado?
O mundo hojé está mais conectado do que nunca! E dados são o novo petróleo! São frases comuns quando lemos e ouvimos falar sobre dados.
Há anos que as empresas coletam dados e mais dados, e nem sempre foi da melhor da forma, tanto que hoje temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para regulamenter como os dados são coletados e tratados.
Mas, o que Dados e Análise de Dados tem a ver com a advocacia?
Pode parecer não muito intuitivo a princípio, mas tem tudo a ver.
A Análise de Dados para a advocacia, pode ser usada de várias formas, e uma delas, é para definir a melhor estratégia jurídica a ser aplicada.
Mas como os dados vão ajudar a estratégia jurídica?
Como eu disse antes, não parece muito intuitivo, pois pensaríamos naturalmente: "vou oferecer acordo", "não vou oferecer", "vou entrar com recurso", "não vou entrar com recurso", como decisões estratégicas para ter sucesso na demanda.
Mas pense comigo, normalmente essas decisões são baseadas na intuição e no achismo.
Agora pense, como seria sua decisão se você tivesse uma análise diagnóstica das decisões tomadas por um determinado juiz, vendo a tendência dele em determinadas matérias, e já ter uma previsão do comportamento?
Talvez ainda não esteja claro, mas vamos trazer um exemplo.
Imagine que você é o advogado de uma operadora de saúde e é responsável por decidir as estratégias jurídicas aplicadas sobre a liberação de recursos, ou não, para um determinado procedimento médico, que normalmente é alvo de ações de obrigação de fazer.
Agora pense que um beneficiário ingressou com a ação, e caiu numa determinada vara da comarca da operadora, e chegou a citação.
Quanto a operadora gastaria para oferecer um acordo e quanto gastaria para dar continuidade ao processo?
Agora imagine que você sabe que o juiz desta vara tem tendência de: conceder a medida solicitada, de condenar em danos morais pela negativa anterior, de condenar em sucumbência no percentual máximo permitido, de impor multa pela demora do cumprimento e que o juiz tem a tendência em conceder a tutela antecipada.
Tendo isso em mente, se você já sabe que o juiz tem esta tendência, que tal mitigar os custos jurídicos e oferecer um acordo?
Mas, como saber a tendência?
Para isso temos a Análise de Dados, que através do dados coletados, permite gerar relatórios e identificar tendências, dando ao Operador do Direito informações relevantes para tomar uma decisão assertiva.
E essa é apenas uma das formas de como a Análise de Dados poderá mudar a atuação jurídica, trazendo mais eficiência e redução de custos.
Este artigo foi escrito por Caio Reis e publicado originalmente em Prensa.li.