Praticando "Páginas Matinais"
Páginas Matinais são três páginas escritas à mão todos os dias primeira coisa pela manhã com pensamentos em livre associação. Esta prática está no livro O Caminho do Artista da Julia Cameron, best-seller com mais de 4 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro e considerado por muitos a Bíblia da Criatividade, e ajuda artistas a desconstruir seus medos mais profundos e crenças limitantes, desbloqueando seus potenciais criativos e expressivos.
Você não precisa ser artista ou escritor para fazer esta prática. Páginas Matinais é uma espécie de meditação ativa e serve pra você colocar no papel os seus pensamentos sem censura, e isso ajuda imensamente a desbloquear o nosso potencial criativo. É uma prática para a mente-corpo-alma e te ajuda a se centrar e estar presente.
“Talvez seja útil pensar nas páginas matinais como uma espécie de meditação. Pode não ser o tipo de meditação que você está acostumado a fazer. Talvez você nem pratique algum tipo de meditação. As páginas talvez não pareçam espirituais nem meditativas – na verdade, podem soar negativas e materialistas –, mas são uma forma válida de meditação, capaz de abrir novas perspectivas e nos ajudar a efetuar mudanças em nossa vida.” - Julia Cameron
Parte de um processo de de doze semanas com exercícios diários e semanais, “as páginas matinais nos levam até o outro lado: o outro lado do nosso medo, da nossa negatividade, dos nossos humores”, segundo Cameron. Apesar do nome, o livro e o processo é para qualquer pessoa que queira trabalhar a criatividade.
Por que praticar Páginas Matinais?
Benefícios da prática:
• Organização mental
• Autoconhecimento
• Estimula a criatividade e fluidez
• Aflora a presença
Todos nós temos milhões de coisas na cabeça. São listas de supermercado, do que fazer, de coisas que deixamos de fazer ou que nos arrependemos, e a gente nem se dá conta do quanto isso nos atrasa. É aí que a prática das Páginas Matinais entra ajudando a limpar esse lixo mental que está no nosso subconsciente para nos deixar mais conscientes e presentes para o resto dia.
Como começar a prática?
Separe um caderno e uma caneta, acorde pela manhã e escreva três páginas antes de sair da cama. Segundo a autora, quando acordamos o nosso cérebro leva cerca de meia hora para se tornar funcional, um processo chamado de ""inércia do sono"", e por esta razão, o período ideal para a prática, já que não estamos completamente acordados. O objetivo não é escrever um diário, e portanto você pode escrever qualquer coisa, desde listas de afazeres até repetir a mesma frase nas três páginas. O objetivo é se tornar o observador de si mesmo e permitir que os pensamentos fluam de você para o papel.
“As páginas matinais mapeiam nosso interior. Sem elas, nossos sonhos podem permanecer como terra incógnita.” - Julia Cameron
Mesmo que você se sinta desmotivado, não desista. Simplesmente escreva o que puder e logo vai perceber os efeitos. Você terá insights, revelações, crescimento. Seja consistente e veja a magia acontecer.
Imagem de capa - Madison Inouye / Pexels
Este artigo foi escrito por Evelin Bandeira e publicado originalmente em Prensa.li.