Previsões para Product Marketing em 2022
Imagem: Unsplash
Product Marketing é uma disciplina que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas de tecnologia, mas ainda há um longo caminho a ser traçado no mercado também.
Isso ocorre por múltiplas razões, incluindo o desconhecimento parcial de qual é o papel do gerente de Product Marketing e até mesmo de quais são as tendências tecnológicas para melhor atender as preferências dos consumidores. Sim, muito foi conquistado até agora, porém a conscientização sobre Product Marketing ainda não terminou.
Esta é a terceira leitura de uma série de artigos que discorrem sobre estratégias para empresas de tecnologia. A primeira é sobre Product Marketing na Indústria da Tecnologia, e a segunda é sobre o que priorizar no Product Marketing.
Estratégias de Marketing
Go-to-marketing (GTM)
Com o mencionado reconhecimento de Product Marketing em fase de florescimento, é tempo de as empresas de tecnologia saberem aplicar estratégias com sabedoria. Ter um plano detalhado sobre como engajar os consumidores é mais do que um passo necessário para convencê-los a adquirir um produto ou serviço - é ganhar vantagem competitiva.
GTM é a estratégia que prevê não somente o lançamento bem-sucedido, mas também a permanência duradoura no mercado.
Funil completo
É chegada a hora de descartar os templates de lançamento. É preciso levar em consideração o estágio que o consumidor está em relação ao que a empresa de tecnologia está oferecendo e, a partir daí, personalizar as suas mensagens de impacto.
Se apoiar na estratégia de funil completo (full funnel) não é apenas sobre focar em vendas - a proposta é ter uma visão em 360 graus sobre toda a jornada para que os consumidores tenham uma experiência mais positiva e um relacionamento mais duradouro com a empresa de tecnologia.
Visões tecnológicas
Blockchain
Existem muitos olhos mirando essa tecnologia, que viabiliza transações seguras sem a necessidade de intermediários. Para os consumidores que a utilizam, é sinônimo de agilidade; para as empresas que a adotam, o resultado é diminuição drástica de custos.
O termo blockchain pode ter surgido em 2014, mas a sua segunda geração já está aí para facilitar a validação de documentos, os serviços de streaming, o rastreamento de pedidos e as transações financeiras.
Cibersegurança
Trata-se da proteção contra ataques cibernéticos maliciosos a bancos de dados, computadores, dispositivos móveis, redes e servidores. Com um volume massivo de dados pessoais habitando o mundo online, o cuidado com a exposição dos seus portadores deve ser redobrado.
A cibersegurança surge para proteger não apenas pessoas físicas, mas também empresas de pequeno, grande e médio porte.
Aumento nas contratações
O boom de Product Marketing repercute diretamente no volume de contratações. Pode-se até mesmo afirmar que o número de oportunidades em aberto tende a superar o número de profissionais preparados para ocupar cargos nessa área: "Há uma grande demanda por gerentes de Marketing de Produto no momento, o que está dificultando muito as contratações", disse Al Dea, apresentador do podcast Carreiras em Product Marketing.
Contudo, toda essa movimentação tem um motivo. Há uma expectativa alta em relação à entrega dos gerentes de Product Marketing, por exemplo. Kirsten Jepson, diretor de Product Marketing na TELUS International, explica: "Esses profissionais são habilidosos em unir produto/serviço/solução, marketing e vendas de forma colaborativa. Como resultado, há maior lucratividade".
Logo, os que desejam se aventurar em cargos de Product Marketing em empresas de tecnologia precisam mergulhar em estudos sobre mercado, tendências, administração e comunicação.
Mentalidade colaborativa
As marcas deverão oferecer uma experiência mais marcante por meio dos seus produtos e serviços. É nesse ponto que o time inteiro de Product Marketing entra, se responsabilizando por intermediar a comunicação e os interesses das diferentes áreas que contribuem para lançamentos da empresa de tecnologia.
As principais atribuições desse trabalho colaborativo incluem a criação de conteúdo engajador e a projeção de retenção, ao mesmo tempo em que ocorre alinhamento de expectativas dos times de Product Design e Branding.
Ao mesmo tempo, não se espera que a mentalidade separatista dentro das empresas de tecnologia seja dissolvida do dia para a noite. A dificuldade em promover uma cultura igualmente centrada no produto e no toque humano é real e conhecida.
Tanto os gerentes de Product Marketing já contratados quanto aqueles que ainda farão parte do quadro de colaboradores têm a missão de unir Vendas, Customer Success, Marketing, Financeiro.
Para conhecer mais tendências previstas para o ano de 2022, acesse o site da Product Marketing Alliance.
Este artigo foi escrito por Alfredo Santos e publicado originalmente em Prensa.li.