Primeira apreensão no Metaverso: sim, 10 pessoas foram presas no mundo físico
Parece que ao contrário dos diretores de Game Of Thrones (que incentivaram a pirataria a série, de uma certa forma, vislumbrando o lucro das vendas dos produtos do seriado), o Ministério Público não está olhando muito por esse lado.
Foram 4 mandados em Hortolândia, e um em Campinas (tudo isso em SP). Além de claro: 10 pessoas PRESAS na operação, e sim, por um crime no Metaverso. Segundo o próprio Ministério da Justiça, os investigados estavam capturando sinais de canais de televisão fechada e cobravam para repassa-los (oioi tvbox tudo bem? Rsrs)
O Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (seopi) Alessandro Barreto (ou o homem por trás de toda essa inovação), explicou que os criminosos (ou cibercriminosos?) criavam mapas e eventos no metaverso, e 1 dos 4 mandados foi INCLUSIVE, cumprido DENTRO do metaverso. (olha só, para aqueles que diziam que cibercrimes não teriam punição...)
O objetivo desse mandado virtual era procurar interessados em plataformas de vídeos.
O Alessandro Barreto ainda afirma que o dinheiro era lícito, mas a atividade que gerava ele, NÃO! Pois, o dinheiro era oriundo de cliques nos conteúdos de publicidade.
A operação não foi somente brasileira, contou com cooperação dos EUA e do Reino Unido, tendo ocorrido em 10 estados da nação verde e amarela.
Os agentes bloquearam ‘somente’ 266 sites e 461 aplicativos (parece que muita gente vai passar o são joão sem Netflix, Disney plus e amazon prime....) sem contar os perfis e páginas das redes sociais e de buscadores da internet (olha o direito de desindexação ocorrendo aqui! Falarei isso em um próximo artigo)
6 dos sites bloqueados eram do país da Casa Branca e 53 da Terra da Rainha. Eram mais de 30 milhões de usuários desse serviço ilícito. Ah, e claro, 70% dos streamings investigados vendiam os dados pessoais dos clientes para o mercado clandestino (parece que aquelas ligações oferendo empréstimo ou trabalhar 4h por dia pra “amazon” e ganhar mais de um salário mínimo vão continuar aparecendo...)
Em média, esse esquema criminoso causou R$ 306 milhões de prejuízo, por violarem o direito autoral. E claro, há pena de prisão, podendo chegar a 4 anos- fora a multa- desse crime no metaverso.
É importante relembrar que você- usuário- desse serviço, pode ser CONDENADO até 1 ano de prisão, ou multa. (Parece que é bom repensar se vale a pena continuar alugando a tvbox)
Ah, não quer perder nenhuma novidade né? Me segue aqui na Prensa e entra logo no meu canal secreto do Telegram (relaxe, o canal é meu mesmo e não estou transmitindo nada ilegalmente hahaha)
Este artigo foi escrito por Maria Renata Gois e publicado originalmente em Prensa.li.