Pro bem de quem?
Imaginem quantos profissionais já passaram pela seguinte situação quando estavam procurando uma oportunidade de trabalho e tiveram que ouvir a seguinte pergunta:
Você possui experiência? Um balde de água fria, né?
Principalmente quando se trata do primeiro emprego ou simplesmente um desejo em mudar de profissão e em alguns casos isso é até um pré-requisito, que acaba te desqualificando de primeira, sem ao menos ter tido a chance de se apresentar e tentar mostrar, que embora você ainda não esteja qualificado para a vaga, nada te impede de aprender. Afinal, acredito que ninguém sai andando da barriga de sua mãe!
Agora, juntem esta dificuldade por parte de um candidato, com a dificuldade de uma empresa em encontrar com facilidade, profissionais para atuar nas áreas de Tecnologia e Inovação e sabemos que isso é uma dor global. Foi pensando em resolver estes dois problemas, que o Banco Omni e Financeira em parceria com a Escola de tecnologia MasterTech, uniram suas forças e deram início ao projeto que chamamos carinhosamente e com muito orgulho de Probem!
Projeto este, que sempre teve como propósito: dar oportunidade as pessoas que tinham muita curiosidade e determinação em aprender este mundo incrível de Desenvolvimento de Sistemas e Produtos, mas que nunca tiveram, se quer, a oportunidade de contato ou qualquer conhecimento para estas áreas. A empresa fez uma divulgação singela, com equidade, mas bem estruturada e específica ao público dos bairros mais carentes. Optaram por divulgar entre as igrejas, escolas públicas, amigos e conhecidos de seus colaboradores.
Todos nós sabemos que existem muitos prós e contras para uma empresa que se arrisque em dar essa oportunidade, pois da mesma forma que poderão, com maior facilidade, capacitar seu colaborador com sua cultura e jeito de trabalhar, garantindo a retenção de seus melhores profissionais ou, mesmo tendo todo esse investimento e oportunidade por parte da empresa, o candidato não consiga desenvolver o perfil adequado para atender as necessidades das funções do cargo.
Mas, como gostamos de inovar, ignoramos os possíveis contras e percebemos que este projeto foi Probem dos clientes, dos novos colaboradores, da empresa, para a sociedade e gerando valor a todos os envolvidos, afinal, “O Mundo é digital, mas os negócios são humanos”.
Quero ressaltar que neste ano de 2021, ficamos em 1° lugar no GPTW (Great Place to Work), na categoria Instituições Financeiras e como não bastasse, também recebemos o prêmio R1000 do Reclame Aqui, que tem uma representatividade importante para o consumidor final, pois ranqueiam quais são as melhores empresas em Atendimento ao Cliente. Esses prêmios são reflexos de uma empresa que não aceita preconceitos, padrões, desigualdade, falta de empatia e conformismo.
Agora, imaginem essa iniciativa acontecendo simultaneamente, dentro de várias empresas, se expandindo mundo a fora, impactando a vida de várias outras pessoas? Disruptivo, não é? O meu intuito com esse relato de experiência é considerá-lo como o meu primeiro artigo, porém dizem que para ser considerado artigo é importante ter uma comparação com informações encontradas na literatura. Bom, neste caso o que eu posso dizer para vocês é que a única prova que eu tenho sobre a veracidade desse breve caso são as outras 29 pessoas que passaram por essa jornada junto comigo e que também compartilham do mesmo sentimento.
Se você chegou até aqui, primeiramente muito obrigada e caso você não tenha a mesma oportunidade que eu, o máximo que eu encontrei para validar minha teoria foram algumas dicas para que você não desista de tentar encontrar aquela realização profissional que tanto deseja!
Dicas da empresa Luandre, focada em ofertar vagas de emprego.
Por fim, deixo esta dúvida em aberto, realmente vale a pena exigir experiência profissional, sem ao menos, deixar a pessoa tentar mostrar o quanto ela é capaz?
Este artigo foi escrito por Catarine Regina e publicado originalmente em Prensa.li.