Procura-se por profissional de Open Source
Número de profissionais não é suficiente para preencher vagas no mercado global
Está cada vez mais difícil encontrar profissional de Open Source no mercado. Esse é o desafio diário enfrentado por empresas que procuram especialistas em código aberto. Com a demanda crescente pelo serviço, na pandemia, a falta de talentos preocupa empresas, que precisam aumentar o número de contratações para este segmento nos próximos seis meses.
A constatação foi feita no 10° Relatório Anual de Empregos em Código Aberto, da Linux Fondation e da plataforma de aprendizado edX.
À procura de profissionais de Open Source
A pandemia da Covid-19 acelerou a procura por profissionais de Open Source à medida que houve a informatização de diversos serviços e isso já provoca reflexos no mercado de trabalho: setores como de transporte, logística e armazenagem de mercadorias estão em busca constante de soluções da tecnologia de informação.
E o cenário é conflitante! De um lado, 93% dos empregadores ouvidos pela pesquisa lutam para buscar pessoas qualificadas na área. E ainda: quase metade dos entrevistados (46%) planeja aumentar as contratações de código aberto nos próximos seis meses. Enquanto isso, 73% de profissionais da área afirmam que seria fácil encontrar uma nova recolocação no mercado.
Para fechar essa lacuna, as empresas também estão dispostas a gastar mais para evitar atrasos nos projetos. A alternativa encontrada é investir em pesquisas, certificações e consultores para treinar equipes.
“Como resultado, as empresas agora estão se voltando para treinar sua equipe em novas ferramentas de automação, orquestração e produtividade de desenvolvedores em nuvem para preencher essa lacuna o máximo possível - e onde não podem treinar sua equipe ou encontrar novas contratações adequadas, estão contratando consultores para evitar atrasos em projetos importantes”, reforça relatório da Linux Foundation e da plataforma de aprendizado edX.
Remuneração e área em alta
Para manter talentos de Open Source, empregos são cada vez mais atrativos. Salários e bônus, além de outros incentivos financeiros, são diferenciais para manter os talentos, e os profissionais concordam que altas remunerações os impediriam de deixar o emprego.
Em média, a remuneração da área de serviços de TI e Comunicação gira em torno de R$ 5.028, segundo relatório da Brasscom. O valor é 2,5 vezes superior à média nacional. Com relação aos serviços de alto valor agregado e software, o salário pode triplicar.
Durante a pandemia, o trabalho remoto e o horário flexível são outros fatores que se tornaram comuns no setor.
Pesquisa ainda reforçou que tecnologia de nuvem e contêiner continuam em alta, neste ano. A maioria dos empregadores (69%) busca essas habilidades, diante do aumento da demanda pelo uso da nuvem na pandemia. O conhecimento em Linux também é bastante exigido de profissionais de TI.
Preocupação com ataques cibernéticos
Empresas planejam aumentar as contratações de Open Source, principalmente, como um fator de segurança cibernética. O profissional com habilidade no setor é valioso e ganha mais preferências nas contratações.
É preciso estar atento às ameaças no mundo atual, em que os ataques cibernéticos crescem e atingem, principalmente, as redes corporativas na mesma rapidez e intensidade da inovação.
Do outro lado, os profissionais também se beneficiam de treinamentos adicionais de segurança cibernética, para trabalhar em implantações de tecnologias mais seguras.
Falta formação de profissionais Open Source no mercado
Se é difícil encontrar profissionais para as vagas do presente, então, imagina no futuro. Com a tecnologia em alta, o número de profissionais formados não é suficiente para preencher as vagas que estão por vir.
Estudo recente da Brasscom apontou para um déficit anual de 106 mil talentos de TI, chegando a 530 mil em cinco anos. Até 2025, o relatório estima que as empresas necessitem de 797 mil talentos.
Os números são preocupantes diante da necessidade de profissionais de TI para todas as áreas, principalmente para o desenvolvimento de softwares. Por isso, a procura cada vez maior por desenvolvedores de software Open Source.
O desafio, agora, é correr para oferecer aos estudantes novas ferramentas de aprendizagem e investir em futuros desenvolvedores nesta área da tecnologia.
Este artigo foi escrito por Sandra Riva e publicado originalmente em Prensa.li.