Segundo um estudo publicado por pesquisadores do MIT, os vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil, além disso o país está entre os dez com mais ataques baseados em nuvem.
Esta situação foi agravada por conta da pandemia, pois as pessoas precisaram se adaptar ao trabalho remoto às pressas e a grande maioria enfrentou esta mudança sem uma preparação prévia, às vezes até usando dispositivos pessoais para acessar conteúdos corporativos.
Frequentemente, esses dispositivos não são mantidos com as medidas de segurança adequadas deixando as organizações vulneráveis a vários ataques.
Esse é um dos motivos que fizeram a Segurança da informação ganhar mais relevância no cenário mundial nos últimos anos, com grandes investimentos das organizações em segurança e treinamentos. O avanço tecnológico caminha para proteger redes, cloud, web de ameaças ocultas.
Nessa live nossos convidados Matheus Vasconcelos, Senior System Enginner | McAfee, Taiolor Morais, Gerente de Engenharia e Integração de Sistemas | Itaú Unibanco e Vagner Guedes, IT Architecture Manager | Via falaram sobre os desafios e benefícios de manter a sua organização protegida, seja em terminais, na web ou na nuvem.
De acordo com Matheus Vasconcelos, a adoção de sistemas em nuvem cresceu 50% durante a pandemia. Infelizmente, o aumento as ameaças nativas da nuvem também cresceram.
As ameaças atingem diversos segmentos, entretanto, os principais alvos são: serviços financeiros e varejo.
Justamente esses dois serviços mudaram completamente sua rotina de trabalho por conta da pandemia. Os colaboradores começaram a trabalhar de casa e os riscos ficaram ainda maiores.
Taiolor Morais destaca que as organizações devem entender a segurança da informação como parte da jornada do produto, “Se o produto não estiver atrelado à segurança, não teremos sucesso. É preciso conscientizar todos os colaboradores”.
Para garantir que a todas as áreas estejam protegidas e tenham proteção assertiva, além de investir em tecnologia é essencial alinhar processos e conscientizar pessoas.
Segurança digital não é opcional. Todo profissional de tecnologia deve ter o item “segurança” como um dos seus pilares de trabalho e estudo como um todo.
Quer saber mais sobre como enfreitar as ameaças? Assista a live com os nossos especialistas
Este artigo foi escrito por Editorial Prensa.li e publicado originalmente em Prensa.li.