Python: a linguagem mais amada
Python é como Heath Ledger no mundo da programação. Quem odeia o Heath Ledger?
Famosa, amada, apreciada e aceita pela comunidade de desenvolvedores. Python é a linguagem de programação que possui a melhor versatilidade de codificação.
Você pode usar Python, por exemplo, para agilizar tarefas tediosas no famoso jogo baseado em JavaScript, Minecraft.
Mas afinal, por que é tão amada?
O que é Python?
Python é uma linguagem de programação multifuncional e tem aplicabilidade em praticamente qualquer lugar que use dados, computação matemática ou linhas de código.
Isso significa que, ao contrário do Java, por exemplo, Python não se limita a ser usado para desenvolvimento web.
Como a maioria das linguagens de programação, Python funciona em conjunto com um interpretador que executa as linhas finalizadas de códigos.
Existem muitos recursos gratuitos para aprender a linguagem de codificação Python, que, com sua base na sintaxe do inglês, é considerada uma das mais simples de se aprender e ler.
Quais suas vantagens
Mesmo que sua computação não seja muito rápida, devido seu estilo de execução linha por linha, Python apresenta uma série de vantagens que fazem valer a pena o uso dessa linguagem.
No entanto, suas vantagens o tornam uma escolha de codificação atraente. Aqui estão 3 grandes vantagens do Python:
1. Popularidade e acesso
A comunidade Python é incrível. Foi um dos primeiros grupos a adotar um código de conduta, primeiro para a Python Software Foundation e depois para a PyCon.
Há um compromisso real com a diversidade e inclusão: postagens em blogs, palestras e conferências sobre esse tema são frequentes, atenciosas e bem lidas pelos membros da comunidade.
Você pode encontrar grupos online no IRC, Slack e Twitter e todos os participantes são extremamente simpáticos e ajudam novos desenvolvedores a melhorarem suas habilidades.
2. Legibilidade e sintaxe
Uma das maiores vantagens do Python é ter uma linguagem simples de ler e de programar, além de ser em inglês.
Mesmo os iniciantes vão descobrir que o código começa a fazer sentido para eles rapidamente, mesmo que não saibam tudo.
Isso é útil quando você está começando a escrever seu próprio código e quando está estudando um código escrito por outros programadores.
O fato de o Python precisar de uma indentação adequada, como parte de sua sintaxe, facilita a sua legibilidade. Mas lembre-se: se você não usar a indentação corretamente, seu programa não funcionará.
3. Facilidade de uso
Para aqueles que são novos em codificação e programação, Python pode ser um excelente primeiro passo. É relativamente fácil de aprender, o que o torna uma ótima maneira de começar a construir seu conhecimento de programação.
Isso torna o código Python melhor para olhar, mas os críticos consideram a grande quantidade de espaços em branco um desperdício, já que você não pode ver tanto código na tela de uma vez.
Como Python é utilizado?
Se o Thanos quase destruiu o mundo com algumas "pedrinhas" imagine com o Python.
Python é como a Manopla do Infinito de Thanos, com várias Pedras do Infinito. Você pode usar a linguagem para fazer quase tudo.
Para qualquer um, de engenheiros de software corporativos a programadores casuais, Python é uma linguagem de programação viável e acessível.
A linguagem de programação pode ser usada para pequenas tarefas, como alimentar um simples bot moderador ou executar códigos extremamente complexos, como analisar grandes quantidades de dados financeiros para um fundo de investimento.
A escalabilidade do Python é uma grande parte de seu apelo: um aplicativo baseado em Python pode manter seu mesmo jargão de codificação.
Aqui está uma amostra das diferentes maneiras como o Python vai além de uma ferramenta básica de desenvolvimento da web:
Ciências de dados: este campo constitui uma base considerável de usuários do Python, tanto para sua computação quanto para a compilação de bibliotecas de dados.
Aprendizado de máquina: o código do Python pode implementar o aprendizado de máquina, o que ajuda a refinar a tecnologia baseada em algoritmo, desde o reconhecimento de voz até a recomendação de conteúdo.
Mineração de dados: a agilidade e escalabilidade do Python também o tornam um programa atraente para processar e minerar big data, que alcançou grande sucesso no setor financeiro.
Grandes empresas também usam Python
Já sabemos que Python é uma linguagem de programação de alto nível e de uso geral. E se você der uma olhada rápida nas empresas que usam essa linguagem, encontrará empresas globais, como Google, YouTube, Facebook, Instagram, Spotify, Netflix e muito mais.
O Google usa Python desde o início, e ele ganhou um lugar como uma das principais linguagens de servidor do gigante da tecnologia. Guido van Rossum, o criador do Python, trabalhou lá por vários anos, supervisionando o desenvolvimento da linguagem.
O Instagram gosta do Python por sua simplicidade. O serviço é conhecido por executar "a maior implantação do mundo da estrutura da web Django, que é escrita inteiramente em Python".
O Spotify usa a linguagem para análise de dados e serviços de back-end. De acordo com sua equipe, a facilidade de uso do Python leva a um pipeline de desenvolvimento extremamente rápido. A plataforma realiza uma tonelada de análises para dar recomendações aos seus usuários, então ele precisa de uma ferramenta produtiva que funcione bem.
A linguagem Python tem sido vital para a ciência e a exploração espacial, com muitos casos de uso interessantes em robótica e controle de hardware.
Ame Python você também
Como você pôde ver, muitos aplicativos utilizam a linguagem popular, com uma ampla rede de suporte e uma gama diversificada de bibliotecas que podem ajudar.
Existem muitos motivos pelos quais você pode querer começar a aprender Python. É uma habilidade à prova de futuro e exigida, necessária em todos os tipos de indústrias.